Na edição desta semana, o professor Luciano Nakabashi comenta sobre duas literaturas relacionadas a aspectos da economia. Para o professor, a mais importante é a que aborda a parte racional dos indivíduos. “Essa especificamente aborda a parte da racionalidade humana, quando agimos de forma racional ou quando agimos de formas mais emotivas.”
Contudo, o professor também destaca a abordagem dos elementos psicológicos que afetam o desempenho das pessoas. “Tudo isso é importante economicamente, pois afeta o desempenho no mercado de trabalho.”
O colunista ainda elogia as literaturas voltadas para a economia. “A partir dos anos de 1960, começou o trabalho por um cientista e professor da Universidade da Pensilvânia. Ele desenvolveu a parte da psicologia positiva, que estuda como fazer as pessoas sem problemas patológicos serem mais felizes.”
Ouça no link acima a íntegra da coluna Reflexão Econômica.