Cuidados com os olhos devem ser tomados ainda na vida intrauterina

Vacinas em dia e cuidados no pré-natal são fundamentais para o desenvolvimento dos olhos dos bebês

 08/11/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna “Fique de Olho” desta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre o desenvolvimento da visão. Ele explica que o desenvolvimento dos olhos já se inicia na concepção do bebê e, dessa forma, os cuidados devem ser tomados desde a vida intrauterina. “Já no pré-natal devem ser feitos alguns exames para observar se houve infecções, como, por exemplo a toxoplasmose, uma das doenças que podem interferir no desenvolvimento do concepto e atingir a formação da visão.” O professor ainda acrescenta que a mãe que planeja uma gravidez deve se assegurar que as vacinas estejam em dia, em especial a da rubéola.

O professor lembra que, ainda na sala do parto, o bebê passa por testes como o do olhinho ou do reflexo vermelho, que tem o intuito de analisar se a luz emitida está conseguindo chegar ao fundo dos olhos. Na infância, a criança vai ganhando progressivamente horizontes durante as primeiras semanas de vida ou até meses, através do desenvolvimento visual. “Ao começar a verbalizar, é indicado que a criança faça uma consulta oftalmológica para que se possa observar se ela é capaz de identificar objetos e enxergar pequenas figuras, e fazer exames para avaliar se a visão se desenvolveu de uma forma correta.” Ouça acima, na íntegra, a coluna do professor Eduardo Rocha.

Por: Thainan Honorato


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.