No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Maria Cristina Castilho Costa, professora titular do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da USP e coordenadora do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura.
Durante vários anos, ela debruçou-se sobre o acervo de Miroel Silveira, que foi autor, poeta, diretor, tradutor, produtor, dançarino, crítico e professor da ECA-USP. Ele coletou, ao longo da sua vida acadêmica, vários documentos de censura prévia ao teatro reunidos no Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo, do Estado Novo de Getúlio Vargas, nos anos 1920, aos fins da década de 1960, no período da ditadura militar. Miroel morreu em 1988.
Cristina Costa analisou e organizou os mais de 6 mil processos contendo ofícios, correspondências, pareceres e peças com marcações dos censores e constituiu o Arquivo Miroel Silveira em 2009.
Ela é autora dos livros Censura em cena e Teatro e censura: Vargas e Salazar, os dois lançados pela Editora Edusp.
Diversidade em Ciência
O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.