O professor André Singer comenta nesta edição os recentes dados do Instituto MDA Pesquisa sobre os candidatos as eleições presidenciais realizada apenas no Estado de São Paulo.
Esses dados apontam no cenário com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele com 22%, Jair Bolsonaro (PSL), 18% e Geraldo Alckcmin (PSDB), 14%. Já no cenário sem Lula, Marina da Silva (Rede Sustentabilidade) tem 8%, Haddad 8% e Ciro 6%. Em sua análise, Singer mostra que Bolsonaro e Alckmin não se mexem mesmo tendo Lula na disputa ou não, “independe do cenário”, observa.
No caso do Bolsonaro, o professor afirma que está aos poucos consolidando alguma coisa e vai se aproximando dos 20% dos eleitores que parecem querer votar nele. “Isso mostra que a disputa vai ser acirrada entre ele e o ex-governador para o segundo turno”, explica Singer.
Para o professor é preciso considerar que o eleitorado do Estado de São Paulo é mais conservador do que a média nacional, portanto, os índices de apoio popular ou de esquerda serão maiores quando vistos no âmbito nacional.
Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Poder e Contrapoder.