Ciclistas vão na contramão quando o assunto é diminuição de morte no trânsito

Saldiva analisa os motivos do aumento da mortalidade em acidentes de trânsito por quem utiliza a bicicleta

 16/04/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

A cidade de São Paulo vem mostrando uma redução importante da mortalidade por acidentes de trânsito. No entanto, o número de ciclistas mortos sofreu um aumento, em parte porque existem mais pessoas na cidade que utilizam as bicicletas. Outro fator é a educação: tanto ciclistas quanto motoristas acabam desobedecendo as leis de trânsito e, assim, inflando as estatísticas.

A infraestrutura também é precária. A maioria dos usuários de bicicleta mora na periferia e a utiliza como um modo de aumentar sua renda, economizando, por exemplo, com passagens de transporte público. No entanto, são justamente nessas partes da cidade em que a infraestrutura é mais precária. Falta de sinalização, de proteção, e ruas sem calçadas são alguns dos problemas que esses ciclistas enfrentam. Confira a coluna, na íntegra, no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.