Carvão mineral compõe apenas 3% da matriz elétrica brasileira

De acordo com o professor Fernando de Lima Caneppele, o carvão apresenta um bom custo benefício e alta eficiência energética, mas é a fonte de energia que mais polui

 31/10/2023 - Publicado há 8 meses
Por

 

Carvão antracite – Foto: Amcyrus2012/Wikimedia Commons
Logo da Rádio USP

Mais de um terço da energia elétrica mundial é produzida em termelétricas através da queima de carvão mineral. Entretanto, no Brasil, essa fonte de energia representa apenas cerca de 5% da matriz energética e 3% da matriz elétrica. Em 2022, o governo federal divulgou dados informando que, em 2021, houve uma redução de 50% na geração de energia térmica que utiliza o carvão mineral e o gás natural.

Esse cenário é promissor e aponta para um aumento na utilização de fontes de energia limpa. Ainda sim, o governo federal emitiu uma nota em agosto de 2021 prevendo a modernização e expansão do número de usinas de carvão através do Programa para Uso Sustentável do Carvão Mineral Nacional.

O que é o carvão mineral

De acordo com o professor Fernando de Lima Caneppele, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, “o carvão mineral é um recurso não renovável produzido através da carbonização, que é um processo natural no qual os restos vegetais que habitam locais pantanosos há vários anos se transformam em rochas de alto poder energético”.

A queima dessas rochas libera uma grande quantidade de calor e pode aquecer a água contida numa caldeira, produzindo vapor, que por sua vez movimenta turbinas, acionando geradores que transformam esse movimento em energia elétrica.

Vantagens e desvantagens

Fernando de Lima Caneppele – Foto: e-aulas

O professor explica que, “embora a tendência mundial revele a diminuição do uso de combustíveis fósseis, principalmente com o aumento da tendência da descarbonização ao longo dos anos, os combustíveis fósseis, tais como o carvão, ainda são muito usados, sobretudo mundialmente”.

De acordo com o professor, esse uso acarreta vantagens e desvantagens. O carvão apresenta um bom custo benefício quando comparado às outras fontes de energia, possuindo um preço barato e uma alta eficiência energética. E, apesar de ser um recurso não renovável,  pode ser encontrado em abundância em muitas partes do mundo. No Brasil, 99,97% do carvão mineral se encontra na região Sul do País. 

Caneppele ainda destaca que, “no que diz respeito à sazonalidade, ao contrário de energias renováveis tais como eólica, solar e hidráulica, com o carvão mineral é possível gerar energia em qualquer época, bastando apenas ter o recurso”. A desvantagem dessa fonte de energia é que ela é a que mais polui. O professor acrescenta também que ela é uma fonte de energia perigosa, devido à sua alta flamabilidade.

*Sob supervisão de Cinderela Caldeira e Paulo Capuzzo


Boletim Energia Sustentável

Produção: Cinderela Caldeira, Alessandra Ueno, Julia Galvão, Guilherme Castro Sousa
Apresentação e Coprodução: Ferraz Jr.
O Boletim Energia Sustentável vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, às terças-feiras
Edição: Rádio USP
Você pode sintonizar a Rádio USP SP 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz, pela internet em www.jornal.usp.br ou nos principais agregadores de podcast
como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.