Já é possível, hoje, fazer transações com cartões de débito e crédito apenas aproximando-os de um terminal de pagamento, sem necessidade de apresentar um código pessoal. A tecnologia, chamada contactless (sem contato), está sendo difundida ao redor do mundo, mas ainda apresenta muita recusa por parte da população.
O professor Routo Terada, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, esclarece que a proposta da tecnologia contactless é ser mais segura que as formas de pagamento tradicionais e também explica como é seu funcionamento na prática. Confira a matéria completa no player acima.
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.