Campo magnético artificial poderia tornar Marte habitável

Por suas características, Marte é o primeiro destino cogitado ao pensarmos em deixar a Terra – mas o clima é um grande problema

 24/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 28/03/2017 as 18:18

cab_steiner

Logo da Rádio USP

O astrofísico João Steiner aborda a ideia levantada pela Nasa de criar um campo magnético em volta de Marte. O objetivo fundamental seria tornar o planeta habitável para uma possível colonização – isso porque o Sol que atinge a superfície de Marte não é nem um pouco compassivo. Sem uma proteção magnética contra raios e ventos solares, Marte se tornou o deserto que é hoje, tão quente que a água não pode existir na forma líquida – e os seres humanos, outros animais e os vegetais também seriam dizimados pela radiação. Ouça acima, na coluna “Entender Estrelas” desta semana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.