As imagens impactam o cotidiano e valem por mil palavras

Charges e cartoons muitas vezes explicam melhor informações complexas do que diversos textos

 24/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 19/09/2019 as 8:29

Logo da Rádio USP

Na coluna Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre a importância das imagens percebidas no dia a dia. 

O valor das imagens e figuras pode ser facilmente captado em uma série de informações em vários momentos do dia a dia. Cartoons e charges humorísticas muitas vezes conseguem resumir em um pequeno quadro uma série de informações complexas, que muitas vezes envolvem críticas políticas, econômicas e sociais.

Do ponto de vista óptico uma imagem se cria a partir da luz, com a  projeção da mesma sobre o objeto, refletindo assim a parte não absorvida da luz. Já no caso do espelho, que é uma superfície perfeitamente lisa e opaca, o objeto não permite a absorção da luz e dessa maneira é possível  que se forme uma projeção da imagem com maior fidelidade.  

O curioso poder das imagens, traduzido no famoso ditado “Uma imagem vale mais do que mil palavras” pode ser observado ainda no grande valor que se dá às imagens como provas e documentações históricas. Um  exemplo recente do assunto foi a divulgação da primeira foto de um buraco negro, que gerou grande repercussão nas redes sociais. 

Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.