Áreas da educação e saúde precisam ter orçamento garantido

Renato Janine fala do Future-se, programa que pretende dar mais autonomia financeira às universidades federais

24/07/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, Renato Janine Ribeiro comenta o Programa Future-se, lançado pelo Ministério da Educação na última semana. Para o colunista, o governo ainda precisa esclarecer alguns pontos.

Segundo Janine, educação e saúde são duas áreas que não podem correr riscos. Então é muito importante que as verbas estejam asseguradas. “Se elas dependerem da flutuação da bolsa, nós teremos um problema muito sério porque pode ser que o patrimônio construído ao longo de décadas ou até de séculos possa ser destruído, perdido”, diz o colunista.

Janine destaca que é preciso assegurar um orçamento para a educação básica, o ensino superior e todos os outros níveis de educação. E, para o professor, esse é um ponto que não está claro no Programa Future-se. “Na medida em que se passa a colocar em fundos os recursos necessários para a universidade, na medida em que a universidade passa a poder ganhar muito se a bolsa se comportar bem, ou perder muito se a bolsa se comportar mal, como ela vai pagar salários, luz, água, reagentes, tubos de ensaio, material de pesquisas, assinatura de periódicos internacionais, congressos?”, questiona.

O colunista ressalta que essa segurança orçamentária obviamente precisa estar ligada a indicadores de desempenho. “É óbvio que você precisa fazer que a universidade pública esteja cumprindo o seu papel”, diz.

O MEC abriu uma consulta pública do Programa Future-se, que está disponível neste link: https://isurvey.cgee.org.br/future-se/

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ética e Política.

Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.