Na primeira edição do Anatomia Responde desta semana, o professor Luis Fernando Tirapelli fala sobre a primeira divisão do intestino delgado: o duodeno, que se inicia a partir do óstio pilórico, localizado no final do estômago, terminando em um ângulo chamado flexura duodenojejunal.
Esse órgão possui quatro divisões: bulbo, porção descendente, porção horizontal e porção ascendente. Segundo Tirapelli, como está localizado no interior da cavidade abdominal possui relações, com importância cirúrgica, anteriores e posteriores com outros órgãos dessa cavidade.
Os hormônios secretina e colecistocinina são produzidos por sua mucosa e estimulam a produção do suco pancreático e a contração da musculatura das vias biliares e da vesícula biliar. O duodeno tem função associada à mistura do quimo (alimento que passa por digestão no estômago) com a bile (produzida no fígado) e com o suco pancreático (secreção exócrina do pâncreas). “Esse conteúdo tem importante ação na degradação, principalmente da gordura contida no alimento, e é liberado na segunda divisão do órgão.”
O boletim Anatomia Responde é produzido pelo professor Luis Fernando Tirapelli da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e pode ser conferido na íntegra no áudio acima.