USP busca crianças e adolescentes para estudo sobre capacidade aeróbia, força e resistência muscular

Serão avaliados dois grupos, um deles formado por crianças e adolescentes sem doença cardíaca, pulmonar, ortopédica ou neurológica e outro grupo formado por crianças e adolescentes com diagnóstico de espinha bífida, Charcot-Marie-Tooth, distrofia muscular de Duchenne, miopatia ou distrofia congênita

 20/04/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Pesquisadoras da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP buscam crianças e adolescentes de 7 a 17 anos para estudo sobre a capacidade aeróbia, que é a avaliação do funcionamento conjunto do coração, pulmão e músculos e da força e resistência muscular à fadiga, que é o cansaço dos músculos. O objetivo é desenvolver instrumentos que ajudem na prática da fisioterapia pediátrica.

Para participar de um dos grupos é necessário não ter diagnóstico de nem um tipo de doença cardíaca, pulmonar, ortopédica ou neurológica e não ter tido fratura nos braços nos últimos 12 meses. Já para participar o segundo grupo é necessário ter diagnóstico confirmado de espinha bífida, Charcot-Marie-Tooth, distrofia muscular de Duchenne, miopatia ou distrofia congênita e não ter tido fraturas nos braços no último ano.

Os voluntários selecionados passam por uma avaliação de duração média de 3 horas na qual será medido peso, altura, composição corporal (que é a medida da quantidade de gordura, músculo e água), preenchido escalas sobre atividade física e maturação sexual e realizado os testes de força e resistência muscular e da capacidade do coração e do pulmão.

Os interessados devem entrar em contato com os pesquisadores no telefone (16) 3315-0739 para triagem e agendamento da avaliação, que será realizada no Centro de Reabilitação (CER) do Hospital das Clínicas da FMRP ou no Departamento de Ciências da Saúde da FMRP, ambos em Ribeirão Preto.

O estudo Capacidade aeróbia, força e potência muscular de crianças e adolescentes com doenças crônicas – caracterização e tratamento é realizado pelos pesquisadores Gabriela Barroso de Queiroz Davoli, Camila Scarpino Barboza Franco e Karoliny Lisandra Teixeira Cruz, sob orientação da professora Ana Claudia Mattiello-Sverzut, todas da FMRP.

Mais informações: (16) 3315-0739


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.