A globalização chegou ao fim?

Uma das características da globalização é a de que o mundo tornou-se menor e de que as pessoas estão cada vez mais parecidas

 15/02/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 17/04/2017 as 13:44

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

 

 

- Foto: Melissa Marques via VisualHunt
“Percepção de que o mundo se tornou menor ” – Foto: Melissa Marques via Visual Hunt

A globalização acabou? Muitos analistas acreditam que sim, mas o colunista Pedro Dallari não concorda com essa tese. Segundo ele, o fenômeno da globalização não pode ser analisado sob um prisma puramente econômico,  como querem alguns, pois implica em muitos outros fatores, como a questão dos direitos humanos, a qual se disseminou em todo o planeta de uma forma acelerada. Além do mais, há o fato inquestionável de que o século 20 conheceu um desenvolvimento científico e tecnológico sem precedentes na história da humanidade, o que teve como consequência uma maior interatividade entre os seres humanos e, como resultado, a adoção de regras de conduta que tendem a ser uniformes no mundo todo. A globalização, para Dallari, é um fenômeno irreversível.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.