Evento na USP apresenta pesquisas sobre gênero e sexualidade

Serão seis mesas de debate com a produção de professores e alunos da Escola de Comunicações e Artes

14/06/2017 - Publicado há 7 anos
Objetivo do evento é estimular um espaço crítico nos estudos sobre gênero e sexualidade – Foto: Marcos Santos

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP realiza entre os dias 19 e 21 de junho o evento Fazendo e Desfazendo Gênero na ECA.

Serão seis mesas de debate que reunirão a produção mais recente de professores, professoras e estudantes de graduação e pós-graduação da escola sobre gênero e sexualidade, além de uma mostra de filmes. Todas as atividades programadas acontecem no auditório Lupe Cotrim, localizado no 1º andar do Prédio Central. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição para participar do evento.

O evento irá reunir trabalhos de pesquisa ligados às comunicações e às artes em torno da temática gênero e sexualidade. As apresentações incluem estudos sobre a representação de gênero no jornalismo, na telenovela, nos quadrinhos e na publicidade, fotografia e cinema, além de discutir maneiras de tratar o tema nas escolas e nas empresas.

Para a organização do evento, a pesquisa sobre gênero e sexualidade “tornou-se um campo fértil para se pensar os corpos, as políticas, as diferenças e as identidades. O crescimento das perspectivas de reflexão e teorização sobre gênero e sexualidade acompanha a compreensão de que corpos, expressões e identidades podem se manifestar de formas mais amplas do que a régua das normas culturais”.

Dessa forma, o objetivo do evento é estimular um espaço crítico nos estudos sobre gênero e sexualidade a partir do estofo intelectual que marca a trajetória da ECA, bem como demarcar sua vocação para a diversidade, o que inclui as dimensões racial, sexual e de gênero. Dessa forma, pretende estabelecer um diálogo plural com a comunidade ecana, com a USP e com a sociedade.

O evento é coordenado pela professora Claudia Lago, presidente da Comissão de Direitos Humanos da ECA.

A programação completa do evento está disponível no site da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Fazendo e Desfazendo Gênero na ECA
Quando: 19 a 21 de junho