Aves brasileiras são tema de exposição do Museu de Zoologia

A mostra reúne 32 ilustrações do artista plástico Eduardo Parentoni Brettas e está aberta ao público até agosto

23/05/2017 - Publicado há 7 anos
O vice-reitor da Universidade, Vahan Agopyan, e a curadora Maria Isabel Landim, na cerimônia de inauguração da exposição (Foto: Cecília Bastos/USP Imagens)

Foi inaugurada, no dia 22 de maio, no espaço expositivo da Reitoria, a exposição Terra Papagalli, que reúne 32 ilustrações de papagaios, araras, periquitos e maracanãs de autoria do artista plástico Eduardo Parentoni Brettas.

A curadoria da mostra é da pesquisadora do Museu de Zoologia (MZ), Maria Isabel Landim, e a coordenação científica é do professor do MZ, Luís Fábio Silveira.

Silveira, um dos mais importantes ornitólogos do país, também é curador da maior coleção de psitacídeos do mundo, pertencente ao Museu. É autor do livro que serviu de referência e deu nome à exposição, considerado o maior levantamento artístico-científico já realizado sobre as 91 espécies de psitacídeos brasileiros.

Além das ilustrações, a exposição conta, ainda, com instrumentos de trabalho dos autores do livro, como binóculo, desenhos e tintas, um vídeo de apresentação e exemplares de aves trazidos do Museu, como uma arara-vermelha e uma dupla de araras-canindé.  Ao lado de cada ilustração, o visitante tem acesso aos dados de cada espécie, como distribuição geográfica, risco de extinção, escala, nomes científico e popular.

“Nosso foco foi a conservação da biodiversidade”, explicou a curadora Maria Isabel Landim ao falar sobre a seleção das imagens que compõem a mostra, dentre as que constam no livro, no início da cerimônia de inauguração.

O diretor do Museu, Marcos Domingos Siqueira Tavares, ressaltou que a exposição tem como base a pesquisa científica e que “não há boa extensão sem boa pesquisa”. O vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, também destacou a importância do papel da pesquisa na Universidade e, em particular, daquela desenvolvida nos Museus, para que “a admirável riqueza cultural do país seja apresentada da forma que ela merece”.

O Museu de Zoologia da USP é detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina e é a primeira instituição brasileira a ser reconhecida como fiel depositária pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente. Com mais de 10 milhões de exemplares preservados, guarda testemunhos únicos sobre espécies e ecossistemas, alguns já extintos.

A Galeria de Reitores da Universidade está instalada no prédio da Reitoria (Foto: Cecília Bastos/USP Imagens)

Na ocasião, também foi inaugurado o novo Salão de Atos, localizado no térreo do prédio da Reitoria, no qual está instalada a Galeria de Reitores da Universidade. Também foi lançada a Coleção de Cartões dos Museus da USP, de autoria dos designers Nasha Gil e Vicente Gil.

A exposição fica aberta ao público até o dia 25 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, no térreo do prédio da Reitoria (Rua da Reitoria, 374, na Cidade Universitária, em São Paulo). A entrada é gratuita.

[cycloneslider id=”exposicao-terra-papagalli”]