Você é capaz de ler este texto sem se distrair com o alerta do seu celular?

Baixar aplicativo para bloquear o excesso de alertas pode ser solução para combater a distração provocada pelos celulares

 19/05/2017 - Publicado há 7 anos
Por

Estamos cada vez mais distraídos porque a quantidade de demandas do usuário de celular é cada vez maior. Os produtos precisam dar alerta o tempo todo, não basta apenas ter os dispositivos interconectados. O smartphone está sempre chamando a atenção e fazendo com que a concentração que se tenha fique muito fragmentada, muito difícil para se ter a paz de sentar, relaxar e escrever um texto ou pensar na estrutura de uma argumentação. O celular clama por atenção.

Neurocientistas descobriram que se o telefone mandasse mensagens em tempos esporádicos, o usuário desenvolveria uma dependência, um expectativa para cada alerta.

O colunista ainda comenta a respeito da estratégia de culpabilidade da vítima e sugere o uso de ferramentas para gerenciar melhor os abusos dos alertas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.