Pró-Reitoria de Pesquisa promove seminário do Programa de Pré-Iniciação Científica

O programa tem o objetivo de trazer para a Universidade alunos matriculados no ensino médio da rede pública, oferecendo a eles acesso aos laboratórios de pesquisa da USP.

02/05/2013 - Publicado há 11 anos

No próximo dia 3 de maio, a Pró-Reitoria de Pesquisa promove a terceira edição do seminário do Programa de Pré-Iniciação Científica da USP, onde serão apresentados os trabalhos de pesquisa dos alunos concluintes de 2012. O Programa de Pré-Iniciação Científica tem o objetivo de trazer para a Universidade alunos matriculados no ensino médio da rede pública, oferecendo a eles acesso aos laboratórios de pesquisa da USP bem como a oportunidade de conhecer o método científico e de conviver com estudantes universitários e pesquisadores que possam despertar os seus talentos.

“A vivência em um laboratório e a chance de interagir com pesquisadores são formas de se contaminar com o vírus da curiosidade, desenvolvendo a capacidade de crítica, de distinguir fatores de interpretação, a busca de conhecimento em contextos diversos, a capacidade de síntese, a formulação de hipótereses e a verificação de sua consistência”, afirma a pró-reitora adjunta de Pesquisa e coordenadora do programa, Belmira Oliveira Bueno.

O programa, que conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação e do Centro Paula Souza, foi criado em 2009 e estabelece que os estudantes passem oito horas por semana na USP, durante um ano, desenvolvendo projetos nas áreas de humanas, exatas e biológicas. Em 2012, os projetos foram desenvolvidos nos campi de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

Os jovens recebem bolsa mensal de R$ 100.  Os recursos financeiros para o oferecimento das bolsas são oriundos de convênios com entidades da iniciativa privada e órgãos de fomento. A ação envolve também professores das escolas estaduais participantes, que orientam os estudantes e dão suporte nas atividades, sob a coordenação de docentes da USP. Em 2012, o programa recebeu a inscrição de 432 alunos. Foram oferecidas 290 vagas para alunos e 42 vagas para professores supervisores.

O 3º Seminário do Programa de Pré-Iniciação Científica da USP será realizado das 8h30 às 11h, no Auditório Professor Romeu Landi, na Escola Politécnica (avenida Professor Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, na Cidade Universitária, em São Paulo).

(Foto: Divulgação / Com informações do Jornal da USP, edição nº 996, de 29/04 a 05/05/13)