A USP se prepara para recepcionar seus novos alunos

A Semana de Recepção aos Calouros acontece entre os dias 6 e 10 de março

21/02/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/05/2017 as 16:20

A Semana de Recepção aos Calouros de 2017 acontece entre os dias 6 e 10 de março e tem o objetivo de integrar os 11 mil novos alunos da USP

Com o tema “Vamos comemorar juntos”, a Semana de Recepção aos Calouros marca o início do ano letivo de 2017 e acontece em todos os campi da Universidade, entre os dias 6 e 10 de março. Nesse período, as aulas regulares são substituídas por palestras, bate-papo com egressos e dirigentes, visitas às instalações das Unidades, arrecadação de donativos, gincanas, atividades envolvendo os pais dos alunos, campanhas e ações sociais.

Campanha Semana Recepcao

Institucionalizada em 1998, a Semana é organizada pelas Comissões de Graduação das Unidades, por seus Centros Acadêmicos e Atléticas, com o objetivo de promover a integração entre os novos alunos e os veteranos e transmitir os valores cultivados pela Universidade: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

“A Semana de Recepção aos Calouros é um momento de acolhimento e orientação dos novos estudantes. A USP é muito diversa e tem inúmeras oportunidades, e os ingressantes precisam ter orientações nesse sentido”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes.

Por esse motivo, a Pró-Reitoria também disponibiliza, todos os anos, em sua página na internet, o Manual do Calouro, que contém informações úteis sobre os procedimentos que envolvem a vida acadêmica, a inscrição em bolsas e benefícios, o acesso a serviços de saúde e transporte e sobre iniciativas em relação a denúncias de discriminação e violação de direitos na Universidade.

Como acontece todos os anos, a campanha “Vamos comemorar juntos” foi produzida pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA), sob a coordenação do professor Heliodoro Teixeira Filho, mais conhecido como Dorinho. A mensagem está inserida nos postais, cartazes, faixas e mobiliários urbanos instalados nos diversos campi da USP e também está disponível na página da Pró-Reitoria.

Para conferir a programação da Semana de Recepção aos Calouros, o aluno deve consultar a página da sua Unidade.

Disque-Trote

O pró-reitor reforça que “na Semana de Recepção, a Universidade admite somente atividades acadêmicas. É expressamente proibido qualquer tipo de manifestação estudantil que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral ou outras formas de constrangimento”. O calouro que se sentir vítima de agressão ou constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade, poderá fazer a denúncia por meio dos canais de atendimento do Disque-Trote.

O Disque-Trote, que atende pelo número 0800-012-1090, já está funcionando e ficará ativo até o dia 6 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Além do atendimento por telefone e pelo chat, as denúncias também poderão ser feitas pelo e-mail disquetrote@usp.br .

O trote é proibido na USP desde 1999, quando o então reitor Jacques Marcovitch instituiu que toda manifestação de recepção a novos alunos, em todos os campi, deveria estar integrada à Semana de Recepção aos Calouros. O Disque-Trote foi criado em 2000, com o propósito de receber denúncias de trotes abusivos.