Alunos realizam atividades acadêmicas na Université Jean Moulin Lyon 3

Uma parceria entre a USP e a Université Jean Moulin Lyon 3 permitiu a quarenta alunos de Pós-Graduação e três docentes da Faculdade de Direito (FD) participarem de uma semana de atividades na instituição francesa, entre os dias 22 e 25 de março.

29/03/2016 - Publicado há 8 anos
Groupe de Juristes Brésiliens, visite de la cour d'appel de Lyon et du Palais de justice de Lyon   -  25 Mars 2016
O grupo da USP visitou o Tribunal de Recursos e o Palácio de Justiça de Lyon, no dia 25 de março

Nesse período, os estudantes participaram de aulas teóricas, oficinas e conferências, além de visitas a instituições públicas, como o Tribunal de Recursos e o Palácio da Justiça, na cidade de Lyon. As atividades desenvolvidas durante a semana contam como créditos para o programa de Doutorado. Este é o terceiro ano de realização do programa, que teve início em 2014.

“É uma oportunidade especial para os pós-graduandos da USP, ao terem uma verdadeira imersão no direito francês, o qual muito influenciou a formação do direito brasileiro. No contato com professores e doutorandos da Universidade parceira e nas visitas a importantes tribunais franceses, não apenas os alunos enriquecem sua formação teórica, como apreendem o sentido real de muitos elementos que o direito brasileiro adaptou e acolheu. E abrem portas para outras oportunidades de aprofundamento de suas pesquisas”, destaca o professor da FD, Fernando Dias Menezes de Almeida, que coordena o projeto ao lado das docentes da mesma Unidade, Nina Beatriz Stocco Ranieri e Sheila Christina Neder Cerezetti.

Também participaram das atividades 17 juízes brasileiros.

(Foto: David Venier)