Prática de esportes é o tema do IV Simpósio da Pró-Reitoria de Graduação

A Pró-Reitoria de Graduação realiza no dia 23 de outubro, das 8h às 14h, o simpósio temático “Esporte: da Performance ao Envelhecimento”, no auditório da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE).

15/10/2015 - Publicado há 8 anos

A série de simpósios promovida pela Pró-Reitoria tem o objetivo de ampliar o diálogo e compartilhar experiências entre Unidades da USP, e permite discutir tanto temas relacionados ao ensino de Graduação quanto interdisciplinares.

No dia 23 de outubro, das 8h às 14h, a Pró-Reitoria de Graduação realiza o simpósio temático “Esporte: da Performance ao Envelhecimento”, no auditório da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE).

Para abrir as atividades do simpósio, o professor da EEFE, Julio Cerca Serrão, ministrará a conferência “Os limites do corpo humano”. Em seguida, o professor de Educação Física Márcio Atalla falará sobre a divulgação da atividade física na grande mídia. Carolina Ghorayeb, membro do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, apresentará um pouco do planejamento para os jogos olímpicos do ano que vem, e a professora da EEFE, Katia Rubio, encerrará o evento com a conferência “Transição de carreira: a primeira morte do atleta”.

Esse é o quarto da série de simpósios idealizados pela Pró-Reitoria para ampliar o diálogo e compartilhar experiências entre as diferentes Unidades da USP. Os três primeiros, realizados no ano passado, discutiram as inovações em Laboratórios de Ensino, o esporte na formação acadêmica e os desafios da docência na Universidade.

Para o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, “os simpósios são uma ferramenta educacional que permite a discussão tanto de temas relacionados ao ensino de Graduação como de temas que são transversais, interdisciplinares. O próximo simpósio deverá acontecer em março do ano que vem e abordará o tema da bioética”.

O simpósio temático “Esporte: da Performance ao Envelhecimento” será realizado no auditório da EERP, localizado na Av. Prof. Mello Moraes, nº 65, Cidade Universitária, em São Paulo. As inscrições já estão encerradas, mas o evento será transmitido ao vivo pela IPTV.

Aspectos Biodinâmicos da Prática Esportiva

Dos quatro simpósios já organizados, esse é o segundo a abordar o tema dos esportes, considerado uma das principais diretrizes da atual gestão. A participação no simpósio também é uma das atividades planejadas para todos os alunos matriculados na disciplina “Aspectos Biodinâmicos da Prática Esportiva”, criada por incentivo da Pró-Reitoria de Graduação e oferecida pela primeira vez neste semestre.

A disciplina vale dois créditos e é optativa a todos os alunos de Graduação dos campi da Capital, de Ribeirão Preto e de São Carlos. Professores da EEFE e da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) são responsáveis pela disciplina, cujas atividades são desenvolvidas em parceria com os centros esportivos da Capital e do interior.

“O curso é moldado para estimular o aluno a adotar a prática de atividades físicas, especialmente o atletismo. Apesar de possuir uma parte teórica, a disciplina é essencialmente prática, e é mais um esforço para melhorar a saúde do aluno e promover a integração dos estudantes de diferentes Unidades”, explica Hernandes.

Ainda segundo o pró-reitor, a disciplina será oferecida novamente no ano que vem e também está prevista a criação de disciplinas similares envolvendo a prática da natação e de esportes coletivos como vôlei e futebol.

programacao_iv_simposio21