Inscrições abertas para o Curso de Licenciatura em Ciências

Começam nessa sexta-feira, dia 23, as inscrições para o Curso de Licenciatura em Ciências, o primeiro curso de Graduação semipresencial da USP.

22/08/2013 - Publicado há 11 anos

Estão abertas as inscrições para o Curso de Licenciatura em Ciências, o primeiro curso de Graduação semipresencial da USP

As inscrições para o vestibular devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fuvest, no período de 23 de agosto a 9 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 30,00. A prova da primeira fase será realizada no dia 24 de novembro e as provas da segunda fase serão realizadas entre os dias 5 e 7 de janeiro de 2014. Todas as informações sobre o curso podem ser encontradas no Manual do Candidato, também disponível no site.

Ao todo são oferecidas 360 vagas, com aulas presenciais nos polos de Jaú, Lorena, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo. O curso tem duração de quatro anos e é dividido em oito módulos, totalizando 2.865 horas. Dessas horas, 52% podem ser realizadas a distância e 48% são de atividades presenciais, realizada aos sábados, em um dos polos.

Para incentivar a participação de professores da educação básica que atuam na docência, mesmo sem curso superior completo; portadores de diploma de curso superior de instituição pública, sem licenciatura; licenciados com experiência docente; e egressos do ensino médio, sem formação universitária, formados a, no mínimo, dez anos, a Pró-Reitoria de Graduação criou um sistema de bônus que aumenta a pontuação desse grupo, nas provas da primeira e da segunda fase.

Essa é a quarta edição do curso, que é resultado de uma parceria entre a USP e o Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. O objetivo é diplomar professores de Ciências para atuar na educação básica e o conteúdo foi elaborado levando‐se em conta as necessidades das disciplinas de Ciências ministradas de 5ª a 8ª séries (6º ao 9º ano) do ensino fundamental. O curso privilegia uma abordagem interdisciplinar e integrada do conhecimento.

Para ampliar a divulgação, em julho desse ano, a Diretoria de Mídias Digitais da USP produziu um vídeo de apresentação do Curso de Licenciatura em Ciências, que já está disponível nos portais da USP, da Univesp e da Fuvest.

Programa Univesp

O Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criado pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008 com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública. A estrutura consorciada do Programa Univesp agrega a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Fundação Padre Anchieta e o Centro Paula Souza (CEETEPS).

Os cursos oferecidos pela Univesp têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas instituições de ensino que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos alunos, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos. À Univesp cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização desses cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização, o seu desenvolvimento e o aproveitamento dos alunos neles matriculados.

Já foram oferecidos, no âmbito do Programa Univesp, os cursos de idiomas em inglês e espanhol (Centro Paula Souza), e estão em andamento os cursos de licenciatura em Ciências (USP), especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola (USP), especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (USP) e licenciatura em Pedagogia (UNESP).