
A mostra Remakes chega ao Cinema da USP (Cinusp) com uma programação que explora a arte das releituras e refilmagens no cinema. Entre 27 de janeiro e 16 de fevereiro, o público poderá assistir a duas sessões, às 16h e às 19h, sendo a primeira da obra original seguida de seu remake. A ideia é ressaltar como essas obras podem renovar o passado e torná-lo contemporâneo. A entrada é gratuita.
O remake, muitas vezes visto como simples reciclagem, é apresentado na mostra como uma oportunidade de criação artística. Um exemplo é o filme de Hong-Kong Conflitos Internos (2002), de Andrew Lau e Alan Mak, que inspirou Os Infiltrados (2006), dirigido por Martin Scorsese e vencedor do Oscar de Melhor Filme. Outro caso famoso é o remake não autorizado do clássico japonês Yojimbo (1961), de Akira Kurosawa, transformado pelo cineasta italiano Sergio Leone em Por um Punhado de Dólares (1964). Leone, inclusive, teve que indenizar Kurosawa pelo uso não autorizado da obra.
As releituras das obras também podem ser críticas e estilísticas. O retrato de um gângster em Scarface (1932), de Howard Hawks, foi ressignificado por Brian De Palma em Scarface (1983), enfatizando a violência e uma visão sombria do “sonho americano”. De maneira similar, o suspense alemão M, O Vampiro de Dusseldorf (1931), de Fritz Lang, foi adaptado para o contexto da Guerra Fria por Joseph Losey em O Maldito (1951).
A produção nacional está representada por Matou a Família e Foi ao Cinema (1969), marco do Cinema Marginal de Júlio Bressane, que ganhou um remake em 1991, dirigido por Neville d’Almeida. O cineasta responsável pela refilmagem estará presente no Cinusp para um debate aberto ao público no dia 11 de fevereiro.
O evento também destaca cineastas que refazem suas próprias obras, como Yasujiro Ozu, que revisitou sua história original de Uma História de Ervas Flutuantes (1934) no filme Ervas Flutuantes (1959).
No dia 14 de fevereiro serão exibidos três filmes interligados: Tudo Que o Céu Permite (1955), de Douglas Sirk, seguido de seus sucessores: O Medo Consome a Alma (1974), de Rainer Werner Fassbinder, e Longe do Paraíso (2002), de Todd Haynes. O terceiro filme será exibido excepcionalmente às 21h.
Encerrando a programação, um exemplo raro de remake oriental para uma obra ocidental: Hex (1980), de Kuei Chih-Hung, que transporta a trama de As Diabólicas (1955), de Henri-Georges Clouzot, para o universo de um clã asiático, adicionando camadas de opulência e intriga.
Serviço
A mostra Remakes acontece entre os dias 27 de janeiro e 16 de fevereiro. O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 109, no campus Butantã da USP e funciona de segunda a sexta-feira, com sessões às 16h e às 19h. As sessões no Centro Maria Antonia, localizado na Rua Maria Antônia, 258/294, acontecem aos sábados e domingos, às 16h e às 18h, na sala Carlos Reichenbach. A entrada é gratuita e aberta ao público, mesmo sem vínculo com a USP.
*Estagiária sob supervisão de Elcio Silva