Diretor da Escola de Engenharia de Lorena toma posse em 9/5

A cerimônia de posse de Renato de Figueiredo Jardim acontece no dia 9 de maio, na Casa de Cultura de Lorena

02/05/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 17/05/2017 as 18:00

O novo diretor da Escola de Engenharia de Lorena (EEL), Renato de Figueiredo Jardim, tomará posse em cerimônia que será realizada no próximo dia 9 de maio (terça-feira), às 10h, na Casa de Cultura de Lorena (Rua Viscondessa de Castro Lima, 10, Centro, Lorena).

A cerimônia contará com a apresentação de um quinteto da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP). Na mesma data, serão inauguradas as instalações dos Laboratórios de Física Básica da Escola.

O novo diretor da EEL é bacharel em Física pela Universidade Federal de São Carlos, obteve o Mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Estadual de Campinas e o Doutorado, na mesma Instituição, em 1989.

Desde 1990, é professor do Instituto de Física da USP, onde foi diretor no período de 2010 a 2014.

É professor titular do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica e atua na área de Física Experimental da Matéria Condensada e nos seguintes tópicos: magnetismo, fenômenos críticos, supercondutividade, materiais nanoestruturados, propriedades gerais de óxidos de metais de transição e sistemas eletrônicos fortemente correlacionados.

Dentre as metas do novo diretor, estão o estabelecimento de uma estrutura laboratorial para fornecer suporte aos cursos de graduação; o estímulo e estabelecimento de estratégias para que os
programas de pós-graduação da EEL alcancem uma melhor avaliação da Capes; o fomento ao suporte institucional com vistas ao desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares e estímulo ao estabelecimento de laboratórios multiusuários e a ampliação das atividades de Cultura e Extensão e Inovação Tecnológica através de uma sinergia com os municípios e empresas do Vale do Paraíba.

Única Unidade de Ensino e Pesquisa da Universidade localizada no Vale do Paraíba, a EEL nasceu da transferência das atividades acadêmicas, de ensino e de pesquisa da extinta Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Faenquil) para a USP, em 29 de maio de 2006.

A  Escola concentra áreas de pesquisas estratégicas nas áreas de biotecnologia industrial, metais refratários, engenharia química e química fina. Também conta com um Colégio Técnico (Cotel).