Novo reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, toma posse

Marcelo Knobel tomou posse como reitor da Unicamp. O vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, participou da cerimônia

20/04/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 17/05/2017 as 17:21
img_manchete_posse-reitor_DISCURSO_170419
O físico Marcelo Knobel é o 12º reitor da Unicamp

No dia 19 de abril, o físico Marcelo Knobel tomou posse como o 12º reitor da Unicamp, em sessão solene realizada no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), em Campinas. O vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, participou da cerimônia, além de outros dirigentes da Universidade.

Além de Knobel, compuseram a mesa diretora da solenidade a professora Teresa Atvars, sua companheira de chapa; o reitor José Tadeu Jorge (gestão 2013-2017); o coordenador-geral da Universidade, Alvaro Crósta (gestão 2013-2017); o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Maurício Juvenal, que representou o governador Geraldo Alckmin; e o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

Em seu discurso, Knobel falou sobre o seu vínculo pessoal com a Unicamp, iniciado quando tinha 8 anos de idade, e da sua trajetória profissional na Universidade, construída a partir do momento em que se tornou docente do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), aos 27 anos, depois de ter feito a graduação e o doutorado na própria instituição.

img_manchete_posse-reitor_P
O diretor do Instituto de Física de São Carlos, Tito José Bonagamba (da esq. p/ dir. o segundo na primeira fila) e o vice-reitor Vahan Agopyan (o quarto na primeira fila) foram algumas das autoridades da USP que participaram da cerimônia

Ao comentar sobre os desafios que terá que enfrentar, o dirigente antecipou que a tônica da sua gestão será aceitar os desajustes e desencontros presentes na Unicamp, “não no sentido de deixar que continuem, mas no sentido de não os ignorar, de não buscar culpados ou salvadores, mas sim de, compreendendo a sua origem, promover, por meio do debate, o encontro de opiniões e a elaboração de processos para superá-los de forma positiva e produtiva”. E completou: “Porque o saldo das qualidades da nossa Universidade é imensamente maior do que o débito dos seus problemas”.

Além de Teresa Atvars, que responderá pela Coordenadoria Geral da Universidade, o reitor Marcelo Knobel contará na Alta Administração com a colaboração dos seguintes pró-reitores: Munir Skaf (Pesquisa), André Furtado (Pós-Graduação), Eliana Amaral (Graduação), Fernando Hashimoto (Extensão e Assuntos Comunitários) e Marisa Beppu (Desenvolvimento Universitário). A Chefia de Gabinete e a Chefia de Gabinete Adjunta serão ocupadas por Joaquim Bustorff e Shirlei Pimentel, respectivamente. Os nomes serão submetidos ao Conselho Universitário (Consu), órgão máximo deliberativo da Unicamp, para confirmação.

(Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Unicamp)