Marisa Midori começa série sobre bibliotecas

Em maio, professora vai abordar bibliotecas retratadas em gravuras feitas pela artista plástica Maria Bonomi

05/05/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

.
Por ocasião da exposição As Bibliotecas de Maria Bonomi, que neste mês apresenta gravuras da artista na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária, a professora Marisa Midori começou a abordar o tema “bibliotecas” em sua coluna “Bibliomania”. Inaugurada no dia 3 de maio, a exposição de Maria Bonomi traz os originais das imagens da artista que ilustram a edição número 6 da revista Livro, publicada pelo Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (Nele) da USP e lançada também no dia 3, durante a inauguração da mostra.

Na exposição e no livro, Maria Bonomi oferece ao público 23 gravuras de bibliotecas de diversos países, entre elas a Biblioteca Marciana, de Veneza, a Biblioteca Joanina, da Universidade de Coimbra, e a Biblioteca de Copenhague, na Dinamarca. Algumas delas serão abordadas pela professora Marisa Midori em sua coluna do mês de maio. “Ao tratar dessas bibliotecas, estaremos homenageando outros templos de livros, mesmo as mais modestas bibliotecas de bairros, cidades e vilarejos”, afirmou Marisa, na coluna que foi ao ar no dia 5 de maio, inaugurando a série sobre bibliotecas. “Se as bibliotecas são espelhos das civilizações, quando uma biblioteca é inaugurada, uma janela da civilização se abre.”

Ouça no link acima a íntegra da coluna de Marisa Midori.