Exposição fotográfica apresenta aves do campus de Bauru

Em cartaz até 19 de maio, mostra traz imagens de 26 aves vistas no campus da USP em Bauru

04/05/2017 - Publicado há 7 anos
A exposição Aves do Campus, em Bauru – Foto: Giane Tenório Quintela

.
Aves do Campus
é o nome da exposição fotográfica em cartaz até 19 de maio no campus da USP em Bauru. O evento é uma iniciativa do projeto Atelier & Arte, da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).

A mostra é de autoria de Aline Ferraz Gringo Moraes, bióloga formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru e mestre em Zoologia pelo Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu. Aline é também auxiliar administrativa da Unidade Básica de Assistência à Saúde (Ubas) do Campus USP de Bauru.

A exposição integra sua pesquisa de mestrado, desenvolvida em Bauru e intitulada Assembleia de aves no meio urbano e suas relações com áreas verdes. O campus da USP de Bauru foi uma das áreas de levantamento onde diversas espécies de aves foram registradas. O objetivo do estudo foi avaliar a riqueza e abundância da avifauna na área urbana de Bauru e verificar como diferentes coberturas vegetais interferem na comunidade de aves.

A bióloga Aline Gringo Morais, autora das fotos – Foto: Giane Tenório Quintela

A mostra contém 27 fotografias, sendo 26 espécies de aves diferentes. Durante a coleta de dados, foram registradas 54 espécies na USP, distribuídas em 25 famílias. As espécies mais numerosas são a Zenaida auriculata (avoante ou pomba-de-bando) e o Molothrus bonariensis (chupim). Porém, outras espécies foram observadas fora do período de amostragem.

A exposição está montada no saguão de entrada da Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h, até 19 de maio.

A FOB se localiza na Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru (SP).