
O primeiro Festival Internacional de Cinema de Ribeirão Preto continua nesta quinta-feira (3/10), com uma variedade de curtas na programação e o tema Cosmovisão. Os curtas que serão apresentados são: A Fumaça e o Diamante, Sundarbans: Vidas, meios de subsistência e paisagens, The Home That Is Me, Rezadeira, Berço, Manu Sonha com Onças, Pequeno Dicionário de Erê, Capturar o Fantasma, Oração e A Sereia. As atividades do festival começam às 19h na Rua João Penteado, 386, no Jardim Sumaré. Para mais informações, visite a página do festival, neste link.
Também nesta quinta-feira (3/10), a partir das 19h, tem abertura da exposição J. Borges – O mestre da xilogravura no Sesi. A exposição traz uma coletânea de 44 xilogravuras, sendo oito delas inéditas (com suas respectivas matrizes), junto às 28 obras mais importantes da carreira de J. Borges. Os temas retratados simbolizam a trajetória de vida do artista, considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como “o melhor gravador popular do Brasil”. Ainda no Sesi, tem o show Dona Zefa Interpreta os Clássicos do Forró Brasileiro. A banda Dona Zefa apresenta grandes clássicos do forró conhecidos e marcantes na discografia de grandes ícones da música brasileira, entre eles Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Alceu Valença e o percussionista Pedro Mamão, além disco de sucesso autorais da própria banda. O show, gratuito, será às 20h, no Foyer do Teatro do Sesi, Rua João Ignachiti, 20-364, no Jardim Castelo Branco.
O Museu Casa de Portinari abre a partir desta quinta-feira (3/10) a exposição Quando as Células se Transformam em Arte. Uma exposição fotográfica que mistura arte e ciência, para adultos e crianças. A mostra é resultado de mais de 10 anos de trabalho da patologista clínica veterinária e fotógrafa Gisele Conti. A exposição reúne imagens feitas no microscópio a partir de inflamações, neoplasias, artefatos e outros itens encontrados no laboratório de Gisele. A exposição, gratuita, pode ser vista de terça a domingo, das 9h às 17h, até o próximo dia 17/10, no Galpão das Artes, Rua João Brisotti, 128, no Centro da cidade de Brodowski.
A Casa Belas Artes divulgou nesta quinta-feira (3/10) seus novos filmes que estarão em cartaz até domingo (6/10). O primeiro longa é Leonora, Adeus, do diretor Paolo Taviani. Na trama, após sua morte, o famoso escritor Luigi Pirandello permaneceu por décadas em um grande cemitério. Finalmente, a pedido da família e do próprio autor antes de falecer, suas cinzas são enviadas para o pequeno vilarejo onde ele nasceu. Porém, durante o transporte dos restos mortais do artista, uma série de eventos surreais começa a acontecer. A exibição do filme, indicado para maiores de 10 anos, será às 14h, na Casa Belas Artes. O próximo longa é Um Silêncio, do diretor Joachim Lafosse. O filme acompanha Astrid, esposa de François, um advogado renomado, que por 25 anos viveu em um relacionamento abusivo e silencioso. Após décadas de submissão, o equilíbrio da família se desmorona quando seus filhos decidem enfrentar a verdade e buscar justiça, rompendo a fachada de perfeição que mantinham. O filme é indicado para maiores de 16 anos e será exibido na sessão das 16h na Casa Belas Artes. O último filme em cartaz na casa é Sidonie No Japão, da diretora Élise Girard. O longa acompanha Sidonie Perceval, uma renomada escritora francesa que viaja ao Japão para o relançamento de seu best-seller. Acompanhada por seu editor japonês, que a guia por entre as tradições e belezas do país, Sidonie se envolve nas paisagens e culturas locais e um romance inesperado começa a florescer entre eles. No entanto, a presença constante do espírito de seu falecido marido, que ainda assombra seus pensamentos, a impede de se entregar a esse novo sentimento. A exibição do longa, indicado para maiores de 14 anos, será às 19h, na Casa Belas Artes. A Casa Belas Artes fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tiberio.
*Estagiário sob supervisão de Gabriel Mendeleh, Rose Talamone e Ferraz Junior
O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.