Ex-reitor da USP lança livro sobre a Gestão da Amazônia

O reitor da USP na gestão 1997-2001, Jacques Marcovitch, e professor da FEA, faz o lançamento do seu livro A Gestão da Amazônia – Ações Empresariais, Políticas Públicas, Estudos e Propostas, publicado pela Edusp, no dia 16 de março, às 11h30, em um seminário sobre este tema, com a presença de pesquisadores acadêmicos e gestores privados, na sala da Congregação da FEA.

14/03/2011 - Publicado há 13 anos
Mapa da região da Amazônia, cujos limites estão destacados em amarelo. Imagens: NASA

O reitor da USP na gestão 1997-2001, Jacques Marcovitch, e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), faz o lançamento do seu livro A Gestão da Amazônia – Ações Empresariais, Políticas Públicas, Estudos e Propostas, publicado pela Edusp, no dia 16 de março, às 11h30, em um seminário sobre este tema, com a presença de pesquisadores acadêmicos e gestores privados, na sala da Congregação da FEA.

Os expositores avaliarão as propostas em curso e as estratégias da iniciativa privada que se anteciparam à legislação vigente, na abertura de caminhos para um desenvolvimento sustentável na região. O seminário foi organizado em parceria pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, Edusp, FEA e Fundação Bunge. Leia abaixo a programação completa.

A Obra

Abrangente, o livro A Gestão da Amazônia, publicado pela Edusp, discute as questões mais importantes ligadas ao desenvolvimento sustentável da região amazônica, sem deixar de lado problemas agudos como a questão fundiária, o desmatamento predatório, as “cidades inchadas pela migração rural, ressentindo-se da falta de equipamento e serviços” e suas “populações empobrecidas, instáveis, buscando empregos que não aparecem”.

Apesar desse quadro, a visão de Marcovitch é otimista. A Amazônia surge no texto como um espaço de oportunidades, um “livro aberto”. “Nele estão colaborando cientistas, governantes, indígenas, empresários, observadores de todas as áreas e cidadãos permanentemente voltados para repensar o destino da mais estudada região do mundo”. Para Marcovitch, à ideia de uma região intocável pela mão do empreendedor, opõe-se agora o entendimento de que a devastação de sua grande floresta deve ser contida pela oferta de outros meios, ambientalmente adequados e mais rentáveis para o setor produtivo e populações locais.

O público-alvo de A Gestão da Amazônia é formado pelos escalões decisórios do universo corporativo, jovens pesquisadores (especialmente os da área de administração empresarial) e leitores em geral, tendo em vista que o autor explora o tema por meio de um texto didático, fluente e sem ostentação.

Autor

Professor de FEA, foi reitor da USP de 1997 a 2001. É autor dos livros Para Mudar o Futuro – Mudanças climáticas, políticas públicas e estratégias empresariais, A Universidade (Im)Possível, Universidade Viva e da trilogia Pioneiros e Empreendedores – A Saga do Desenvolvimento no Brasil, entre outros.

A sala da Congregação da FEA está localizada na Av. Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.
Informações pelo e-mail: mudarfuturo@usp.br

Programamação do Seminário

11h30 – Abertura: A Gestão da Amazônia
Reinaldo Guerreiro – Diretor da FEA/USP
César Ades – Diretor do IEA/USP
Maria Hermínia Tavares de Almeida – Diretora do IRI/USP
Martus Tavares – Vice-Presidente da Bunge Brasil
Jacques Marcovitch – Coordenador do seminário

11h45 – A Pesquisa na Amazônia
Bertha K. Becker, LBA – Universidade Federal do Rio de Janeiro

12h05 – Ações Empresariais Inovadoras que antecipam a legislação em vigor

12h45 – Um Futuro para a Amazônia
Ricardo Abramovay – FEA/USP
Virgílio M. Viana – Fundação Amazonas Sustentável

13h15 – Debates

13h45 – Lançamento do livro A Gestão da Amazônia: Ações Empresariais, Políticas Públicas, Estudos e Propostas, pela Editora da Universidade de São Paulo.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da FEA)