O Brasil e sua nova política externa

Alberto do Amaral comenta os pontos que considera importantes em relação à política externa anunciada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva

 29/11/2022 - Publicado há 1 ano
Por

Logo da Rádio USP

O novo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou em um breve pronunciamento as características da nova política externa: o primeiro ponto a destacar é, sem dúvida, o retorno ao protagonismo ambiental.

De acordo com o professor Alberto do Amaral, isso significa, em primeiro lugar, que o Brasil se compromete a executar tudo aquilo previsto nos grandes acordos internacionais em matéria de proteção ao meio ambiente, especificamente o Acordo de Paris sobre matéria climática, elevando a ambição às contribuições nacionalmente determinadas e comprometendo-se a combater o desmatamento na região Amazônica.

Também é fundamental, prossegue ele, dar importância à América Latina, sobretudo aos países amazônicos, uma revitalização no tratado de cooperação amazônica, que precisa ganhar mais fôlego, precisa ganhar um secretariado, precisa ter uma arquitetura administrativa mais sólida para enfrentar os grandes desafios dos combate ao desmatamento e ao crime organizado e da cooperação nessa área. “E é claro que um outro ponto que merece destaque é a necessidade de que haja uma política externa que reflita as prioridades internas.”


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.