Safra de grãos em 2016/17 tem previsão de produção recorde

Professor da Esalq analisa fatores que levam o Brasil a obter destaque no agronegócio internacional

 13/04/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP


.
A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) projeta um volume de 227 milhões de toneladas para a atual colheita, um aumento de 22% em relação à safra anterior. Segundo o professor José Otávio Menten, a principal razão está na expectativa mundial sobre o Brasil como o país que mais contribui com a produção de alimentos nas próximas décadas. Além disso, a liderança na produção de commodities como milho e soja trouxe confiança ao agricultor brasileiro para investir em tecnologia.

O pesquisador explica que a evolução da tecnologia no campo tem permitido o crescimento da produtividade. Segundo ele, o uso de máquinas leva os trabalhadores para funções diferentes daquelas tradicionais, de pouca qualidade técnica.

Porém, o professor pondera que, enquanto a produtividade brasileira se destaca, problemas de infraestrutura ainda prejudicam a competitividade do País no cenário internacional.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.