Entrevista com o músico Dimi Zumquê é destaque no “Express Cultura” desta quinta-feira (18/7)

Junto com o grupo Tamanco Malandro e o DJ Robson, Dimi apresenta um vasto repertório do samba brasileiro a partir das 21h, na Fábrica de Extintores

Publicado: 18/07/2024
Grupo Tamanco Malandro – Foto: Divulgação/Grupo Tamanco Malandro
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta quinta-feira (18/7) traz como destaque a entrevista com o músico Dimi Zumquê sobre seu show Baile do Tamanco, que, junto com sua banda Tamanco Malandro e o DJ Robson, apresenta um vasto repertório do samba brasileiro, nesta sexta-feira, (19/7), na Fábrica de Extintores, Rua Flávio Uchôa, 2151, em Ribeirão Preto. As vendas dos ingressos já estão abertas no site Sympla.

No galpão do Sesc tem exibição do filme Viva – A Vida é uma Festa, do diretor Adrian Molina. O filme é indicado para o público infantil e conta a história de Miguel, garoto que sonha em se tornar um grande músico como seu ídolo, Ernesto de La Cruz, apesar de a música ter sido banida em sua família. Para provar seu talento, Miguel vai à Terra dos Mortos e acaba participando de uma misteriosa sequência de eventos. A exibição é gratuita; os ingressos serão liberados às 15h, já o filme tem início às 14h no galpão do Sesc, na Rua Tibiriçá, 50, no centro de Ribeirão Preto.

Ainda no Sesc, Hodari, músico, cantor e compositor indicado ao Grammy Latino de 2023 na categoria de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, é a atração de hoje. Hodari traz referências do pop, hip hop, blues, jazz, gospel, cantos e percussões do candomblé, MPB e samba. O show tem início às 20h no auditório do Sesc, na Rua Tibiriçá, 50, no centro de Ribeirão Preto e os ingressos ainda estão disponíveis para compras on-line no site www.sescsp.org.br ou na bilheteria do local.

Para quem gosta de comédia, no Theatro Pedro II o ator, comediante e ilusionista chileno Mauricio Dollenz incorpora o vilão Coringa, e promete apresentar um show de stand-up caótico, construído no universo dos vilões. O espetáculo conta com truques de cartas, interação com a plateia, trocadilhos e piadas ácidas para entreter o público. A apresentação é recomendada para maiores de 16 anos e terá início às 20h, no palco principal do Theatro Pedro II, na Rua  Álvares Cabral, 370, no centro de Ribeirão Preto. Para adquirir seu ingresso, visite o site www.ingressodigital.com ou adquira presencialmente antes do show começar, na bilheteria do Theatro.

Já para a criançada, o Instituto A Fábrica oferece oficina de experiência com realidade virtual, recreação na praça e cineminha. As atividades são gratuitas e têm inicio às 13h no Instituto A Fábrica, que fica na Rua Mariana Junqueira, 33, sala 50, no centro de Ribeirão Preto. Mais informações sobre valores das atividades no Instagram www.instagram.com/afabrica.instituto/.

Na Biblioteca Sinhá Junqueira tem o projeto Kaza dy Pretas, com roda de conversa com os temas Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha; e Tereza de Benguela: Reflexões Sobre o Dia 25 de Julho, idealizada por Gláucia Brito. A roda, com dados históricos, traz reflexões sobre as mulheres negras que na atualidade são referências de lutas e conquistas pelos direitos das mulheres pretas. O público poderá fazer questionamentos a respeito dessas mulheres para que se reconheça os movimentos de lutas e conquistas promovidos por elas no contexto das vivências negras, além de trocar experiências vividas no cotidiano e promover discussões na sociedade contemporânea sobre o legado histórico da mulher negra. A roda de conversa é gratuita e terá início às 19h, na Biblioteca, na Rua Duque de Caxias, 547, no centro de  Ribeirão Preto.

Para finalizar as dicas, quem gosta de uma boa roda de música, às 20h a Pizzaria Via Luce será palco de uma noite de roda de choro com o grupo Choro da Casa. A roda será aberta aos músicos de choro e terá participação do flautista e compositor Leandro Tigrão. A roda tem início às 20h, na Avenida Santa Luzia, 100. Para assistir basta comparecer, já para participar consulte o Instagram @choro_da_casa.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Mendeleh, Mel Vieira e Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.