Teatro da USP recebe mostra da Cia. de Teatro Acidental

“Trilogia Afetos Políticos” estará em cartaz neste final de semana, com um espetáculo diferente por dia

Publicado: 11/07/2024
Cena de E se a porta cair seguiremos sentados apenas mais visíveis, que estreou em 2022 — Foto: Cacá Bernardes

Neste fim de semana, o Teatro da USP (Tusp), na Cidade Universitária, vai receber três espetáculos da Cia. de Teatro Acidental, que compõem, juntos, a mostra Trilogia Afetos PolíticosO que você está realmente fazendo é esperar o acidente acontecer; E o que fizemos foi ficar lá ou algo assim; E se a porta cair seguiremos sentados apenas mais visíveis. As peças, que acontecem nesta sexta-feira (12) e no sábado (13), às 20 horas, e no domingo (14), às 18 horas, mesclam temas do cotidiano a reflexões sobre a sociedade contemporânea e suas nuances.

Além disso, haverá, no sábado, às 17 horas, um bate-papo sobre processos colaborativos no teatro com a Cia. de Teatro Acidental e os coletivos Lab TD e O Bonde, também no Tusp. A Trilogia Afetos Políticos já está em circulação pela cidade de São Paulo desde o dia 5 e continuará até o fim do mês. A mostra também faz parte do projeto Cia. de Teatro Acidental: Modos de Ser Muitos, que integra a 42ª edição do Programa de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo.

Os espetáculos

As apresentações da Cia de Teatro Acidental, sediada em São Paulo desde 2010, começam com O que você está realmente fazendo é esperar o acidente acontecer, na sexta-feira (12), às 20 horas. A peça, que estreou em 2014, parte do livro O Beijo no Asfalto (1961), de Nelson Rodrigues, para debater questões presentes na sociedade contemporânea, como liberdade de expressão, por meio de diferentes visões.

Cena de O que você está realmente fazendo é esperar o acidente acontecer, exibida desde 2014 pela Cia. de Teatro Acidental — Foto: Cacá Bernardes

A seguir, no sábado, também às 20 horas, será a vez de E o que fizemos foi ficar lá ou algo assim. O espetáculo se passa em uma reunião de condomínio, mas acaba se tornando um cenário de filme de terror à medida que as discussões — que têm o ódio e a política como temas de reflexão principais — se desenrolam.

Cena de E o que fizemos foi ficar lá ou algo assim, que estreou em 2019 — Foto: Cacá Bernardes

Por fim, no domingo (14), às 18 horas, será a vez de E se a porta cair seguiremos sentados apenas mais visíveis, de 2022, que coloca os participantes como membros de um julgamento que busca ir além do teatro político tradicional ao pensar a responsabilidade pelos problemas e pelas transformações sociais na contemporaneidade.

Cena de E se a porta cair seguiremos sentados apenas mais visíveis, estreada em 2022 — Foto: Cacá Bernardes

O que é “teatro acidental”?

A Cia. de Teatro Acidental se propõe a trazer uma “experiência teatral que não pode ser determinada ou controlada previamente”, isto é, reflete sobre questões contemporâneas por meio do diálogo entre público e artistas, e se vale da exploração da criatividade, da poética e do humor para alcançar esse objetivo.

Capa do livro Trilogia dos Afetos Políticos (Editora Javali, 2022), referente à mostra da Cia. de Teatro Acidental, em cartaz no Teatro da USP Butantã — Foto: Divulgação/Editora Javali

A mostra teatral Trilogia Afetos Políticos, da Cia de Teatro Acidental, estará em cartaz no Teatro da USP (Tusp) nos dias 12 e 13 de julho, às 20 horas, e no dia 14 de julho, às 18 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). No dia 13, às 17 horas, haverá um bate-papo com a Cia. de Teatro Acidental e coletivos de teatro, no mesmo local. Entrada grátis, com retirada de ingressos a partir de uma hora antes da sessão. Mais informações estão disponíveis no Instagram e no Facebook da Cia. de Teatro Acidental e pelo telefone (11) 3123-5222.