Orquestra Sinfônica da USP encerra o primeiro semestre com concertos diversos e didáticos

A Osusp celebra apresentações emocionantes e solidárias, destacando a música erudita e a união entre arte e ciência

Publicado: 10/07/2024

A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) realizou no primeiro semestre deste ano uma série de nove concertos memoráveis, que encantaram o público e reafirmaram a relevância da música erudita no cenário cultural brasileiro. Além dos concertos principais, a Osusp também promoveu apresentações didáticas voltadas ao ensino da música para o público infantil.

Em março, a Osusp celebrou a vida e a obra de Chiquinha Gonzaga com um concerto que ocorreu um dia após o Dia Internacional da Mulher. Com a presença da pianista Maria Teresa Madeira, a apresentação destacou a trajetória da primeira maestra e regente do Brasil, homenageando sua contribuição à música com a primeira marchinha de Carnaval já escrita.

O concerto seguinte prestou uma homenagem ao compositor e regente alemão naturalizado brasileiro Ernst Mahle. Fundador da Escola de Música de Piracicaba, ele influenciou muitos músicos da Osusp. A apresentação destacou grandes marcos de sua carreira e sua paixão pela cultura brasileira.

Outro destaque do semestre foi o concerto Elegias à L’Antique, que rememorou poemas melancólicos e celebrações fúnebres com um programa influenciado pelo período romântico. A atmosfera emotiva e introspectiva foi enriquecida pela presença marcante das cordas e dos sopros.

A estreia de Tobias Volkmann como o novo regente titular e diretor artístico da Osusp marcou um momento especial. O concerto de abertura emocionou o público, especialmente com a homenagem à vice-diretora Eliane Tokeshi.

Em sua primeira participação internacional do ano, a Osusp realizou o concerto Maestria, Virtuosismo e Alegria, que destacou a presença feminina na música erudita. Sob a batuta de Karin Hendrickson e com a participação de Priscila Rato, o espetáculo explorou temas de viagens e jornadas de transcendência pessoal.

O maestro Victor Hugo Toro conduziu o emocionante Exuberância Sul-Americana, uma celebração da diversidade cultural e da beleza do continente latino-americano. A apresentação foi enriquecida pela participação da aclamada soprano brasileira Ludmilla Bauerfeldt, considerada pelo diretor artístico Tobias Volkmann como uma das melhores do País.

Um dos concertos mais aguardados do semestre foi Osusp & Marisa Monte, que celebrou os 90 anos da Universidade de São Paulo. A cantora, embaixadora do programa USP Diversa, encantou o público com seus maiores sucessos em um show gratuito na Praça do Relógio. A apresentação contou com a participação especial de Arnaldo Antunes e arrecadou 12 toneladas de alimentos, que foram direcionados para a Central Única das Favelas (Cufa).

No primeiro concerto da Série Torre do Relógio deste ano, Cosmogonias Sonoras, a Osusp estabeleceu uma parceria inédita com o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, unindo arte e ciência de maneira inovadora. O evento contou com a participação dos professores Roberto Costa, de Astronomia, George Sand, de Geofísica e Tércio Ambrizzi, de Ciências Atmosféricas, que enriqueceram a experiência com seus conhecimentos. Além da riqueza cultural e educativa, o concerto teve um impacto social significativo ao arrecadar 350 quilos de alimentos que também foram direcionados à Cufa.

Como última chance de prestigiar a Osusp antes da pausa de meio de ano, o concerto no 54º Festival de Inverno de Campos do Jordão contou com a participação do renomado violinista Nathan Amaral. O evento, considerado o maior festival de música clássica da América Latina, foi um grande sucesso.

O semestre se encerrou e a Osusp espera que o público tenha apreciado! A orquestra retornará aos palcos em agosto, com quatro concertos imperdíveis no mês, incluindo um da Série Torre do Relógio.

A Osusp é uma orquestra solidária com programação integralmente gratuita.