MAC e Paço das Artes abrem exposição neste sábado

Em cartaz até 5 de agosto no MAC, mostra propõe diálogo entre as duas instituições

 22/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 24/05/2018 as 17:30
Por
Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Neste sábado, dia 26 de maio, às 11 horas, acontece a inauguração da exposição Paradoxo(s) da Arte Contemporânea: Diálogos Entre os Acervos do MAC USP e do Paço das Artes. A mostra é resultado de uma parceria entre o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP e o Paço das Artes, ligado à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Ela ficará em cartaz até 5 de agosto no MAC (Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, Ibirapuera, São Paulo).

Com curadoria de Ana Magalhães, do MAC, e de Priscila Arantes, diretora artística do Paço das Artes, a exposição tem como objetivo de promover um diálogo entre as duas instituições, através das obras de artistas que fizeram a história do Paço das Artes e que compõem o acervo do MAC.

A obra Paradoxo do Santo, de Regina Silveira, é o ponto de partida da exposição, de acordo com o texto de divulgação da exposição. “A instalação, que contrapõe a imagem popular de Santiago Apóstolo – patrono militar da Espanha e do Novo Mundo – à grande sombra distorcida e projetada do famoso monumento equestre dedicado a Duque de Caxias – patrono das forças armadas brasileiras -, representa uma reflexão da artista sobre os conflitos de dominação da América Latina. O trabalho foi escolhido como fio condutor para a seleção dos demais artistas e para discutir as inquietações que ambas as instituições têm levantado no que diz respeito à produção contemporânea. A partir dessa instalação, do efeito da sombra e seus significados, outras obras de Regina Silveira foram selecionadas, discutindo questões como o museu, o território, o ativismo e a violência.”

A exposição Paradoxo(s) da Arte Contemporânea: Diálogos entre o acervo do MAC USP e o acervo do Paço das Artes, com curadoria de Ana Magalhães e Priscila Arantes, será inaugurada neste sábado, dia 26 de maio, às 11 horas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP (Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, Ibirapuera, São Paulo). Entrada grátis. Mais informações no site www.mac.usp.br e pelos telefones (11) 2648-0254 e (11) 2648-0258.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.