Empregos diminuem na indústria do Estado de São Paulo

A diminuição foi mais vertiginosa em cidades com mais de 1 milhão de habitantes

 Publicado: 03/07/2024
Por

 

A dinâmica pode ser atribuída à combinação de avanços tecnológicos e realocações estratégicas de operações industriais para outros Estados – Foto: Marek Piwnicki/Pexels CC
Logo da Rádio USP

Dados do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) mostram que a oferta de empregos no setor industrial decaiu no Estado de São Paulo desde 2012. A diminuição observada pela fundação foi de 17,8%, o que equivale a 388.031 postos de trabalho. Na Região Metropolitana a participação da indústria na empregabilidade decaiu 6,1%, indo de 38,5% para 32,4% no período observado. Mesmo em municípios com aumento da participação industrial, como Campinas (2,1%) e a Região Administrativa de Sorocaba (1%), o número bruto de empregos decaiu.

Recortes populacionais

O levantamento definiu recortes de análise conforme o tamanho da população de cada município. Os municípios com mais de 1 milhão de habitantes apresentaram uma queda de 5,7% (22% – 16,3%) na participação dos empregos industriais. Já os municípios entre 1 milhão e 500 mil habitantes tiveram queda de 0,9% (9,8% – 8,9%).

Contudo, os municípios bem menores, com população entre 20 mil a 50 mil habitantes, apresentaram aumento de 2,5% (10,1% – 12,6%). O mesmo ocorreu entre as cidades com população entre 5 mil a 10 mil habitantes, em que a participação subiu de 8% para 13%.

Segundo especialistas, a dinâmica pode ser atribuída à combinação de avanços tecnológicos e realocações estratégicas de operações industriais para outros Estados, num processo conhecido como interiorização da indústria.

*Sob supervisão de Cinderela Caldeira e Paulo Capuzzo


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.