USP Lectures debate a problemática da vacina contra o HIV

Pesquisador da Rockfeller University falará sobre moléculas capazes de neutralizar variedades do vírus da Aids

 07/04/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 11/04/2017 as 10:16
Micrografia eletrônica de varredura do brotamento do HIV-1 (em verde) de linfócitos cultivados – Foto: C. Goldsmith

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) promove, no dia 10 de abril, mais uma palestra da série USP Lectures, com o pesquisador e imunologista da Rockfeller University, Michel Claudio Nussenzweig, que falará sobre a problemática da vacina contra o HIV.

O evento tem entrada gratuita e será realizado, às 15 horas, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria (Rua da Reitoria, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo). Não há necessidade de inscrição prévia.

Professor Michel Claudio Nussenzweig – Foto: Divulgação

Nussenzweig, que é brasileiro, tem formação pela New York University, pela Rockfeller University e pela New York University School of Medicine, com pós-doutorado na Harvard Medical School.

Especialista em imunologia molecular, o cientista tem se dedicado à pesquisa sobre os sistemas imunológicos adaptativo e inato, com foco no estudo de linfócitos B, anticorpos do HIV-1 e células dendríticas. É responsável pelo Laboratório Multidisciplinar de Bioquímica, Biologia Molecular e Genética da Rockfeller University.

Trabalhando com anticorpos, descobriu moléculas capazes de neutralizar uma vasta gama de variedades do vírus da Aids e obteve sucesso ao tratar cobaias.

Esse será o quarto evento do programa USP Lectures. No dia 30 de janeiro, o professor e pesquisador em Química da Universidade de Nottingham, Martyn Poliakoff, falou sobre a importância da fotoquímica para um futuro mais verde.

No ano passado, em agosto, o professor do Instituto de Física (IF) da USP, Paulo Artaxo, um dos pesquisadores mais influentes do mundo na área de mudanças climáticas, ministrou a palestra O Antropoceno: o homem no centro da nova era geológica e suas consequências.

Em outubro, foi a vez do professor de Língua e Cultura Japonesa do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Shigeru Miyagawa, especialista em educação a distância.

O USP Lectures segue a mesma orientação do programa USP Talks, lançado em abril do ano passado. Como explica o pró-reitor de Pesquisa da USP, José Eduardo Krieger, “a Pró-Reitoria de Pesquisa está consolidando ambientes para a discussão de assuntos importantes para diferentes plateias, especializadas ou não. O programa USP Lectures complementa o USP Talks e visa a explorar e disseminar a experiência de um especialista em um tema relevante para a comunidade acadêmica”.

Da Assessoria de imprensa da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.