“Não podemos deixar que as críticas se transformem em um programa contra as cotas”, afirma reitor

Em entrevista ao programa “Ponto a Ponto”, veiculado pela TV BandNews, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior falou, entre outros temas, sobre o trabalho das Comissões de Heteroidentificação

07/03/2024 - Publicado há 4 meses

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior concedeu uma entrevista ao programa Ponto a Ponto, veiculado pela TV BandNews, no dia 6 de março. O programa, apresentado pela jornalista Mônica Bergamo e pelo professor da Faculdade de Direito da USP, Pierpaolo Bottini, teve como pauta principal os 90 anos da USP, comemorados em 2024.

Durante a entrevista, o reitor falou sobre o orçamento da USP, a contratação de novos docentes na Universidade, sobre a criação dos sete Centros de Pesquisa ligados à Reitoria e sobre o Programa de Apoio à Formação e Permanência Estudantil (PAFPE), dentre outros assuntos.

Um dos temas que tiveram maior destaque foi o trabalho das Comissões de Heteroidentificação, criadas para coibir fraudes e garantir a integridade da autodeclaração das pessoas convocadas para a matrícula nas vagas reservadas para política de ações afirmativas para pessoas pretas e pardas nos cursos de graduação da USP. “Durante o processo, todas as instâncias de análise foram respeitadas, mas como todo processo desse tipo, ele pode ser aprimorado, discutido com os colegiados, debatido internamente para tomar uma decisão embasada”, afirmou Carlotti.

“Não podemos deixar que esse assunto, como tenho visto nos jornais, se transforme em um programa contra as cotas. É um risco que corremos durante essa discussão e gostaria de evitar que isso ocorresse. Mas não podemos ter críticas a ponto de invalidar o que tem sido feito pelas universidades públicas brasileiras”, complementou.

Assista, a seguir, à íntegra da entrevista.