Fapesp comemora 60 anos como referência mundial no fomento à pesquisa

Por Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP

24/05/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 30/05/2022 as 21:14
Decreto assinado pelo governador Carvalho Pinto, em 23 de maio de 1962, possibilitou o início do funcionamento da fundação – Foto: Apesp/Reprodução Fapesp

Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Universidade de São Paulo felicita a população do Estado de São Paulo pelos 60 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a nossa imprescindível Fapesp. Ao assinar, em 23 de maio de 1962, o decreto que possibilitou o funcionamento da Fapesp, o então governador Carvalho Pinto presenteou São Paulo com uma instituição que se tornou referência mundial. Se, nos anos 1960, no decorrer da Guerra Fria, o investimento na pesquisa científica e acadêmica já sinalizava elevados retornos sociais, econômicos e culturais, nos dias de hoje, esse investimento se tornou ainda mais estratégico para garantir a prosperidade, o crescimento da nossa economia, a educação da nossa gente e a justiça social.

O modelo de funcionamento da Fapesp, com autonomia financeira definida pela Constituição Estadual, fez dela um paradigma para fundações de amparo à pesquisa em outros Estados. Suas práticas administrativas são referência para agências de fomento em diversas partes do mundo. Pensando nessa herança de saber e de elevado espírito público, venho aqui cumprimentar cada uma das pessoas que participaram da gestão dessa nossa instituição ao longo dessas décadas.

A Fapesp soube, com governança criteriosa e apoio constante da sociedade, criar uma admirável estrutura de apoio à ciência de qualidade, à pesquisa em geral e à formação de recursos humanos altamente qualificados. Por isso, neste momento de celebração, não podemos perder de vista que a democracia em nosso país ainda é jovem e sua defesa requer instituições sólidas e estáveis, com as quais possamos contar nos momentos de bonança e, principalmente, no enfrentamento das crises. Nos últimos anos, a Fapesp tem sido um porto seguro para a pesquisa em São Paulo. Graças a ela, temos suportado tormentas e nos protegido dos sobressaltos.

A USP é uma das principais beneficiárias da Fapesp, o que nos faz celebrar esse aniversário com especial sentimento de sermos reconhecidos e valorizados em nosso Estado. Desde o início, a Universidade tem sido parceira da fundação nas suas diversas iniciativas e, em muitas ocasiões, tem servido como modelo para as políticas inovadoras da Fapesp. Considerando apenas projetos vigentes, somos a instituição-sede de diferentes fomentos: 2901 bolsas no País, 348 bolsas no exterior, 1537 auxílios à pesquisa, incluindo 265 Auxílios Temáticos, além de 136 Auxílios a Jovens Pesquisadores, cinco Centros de Pesquisa em Engenharia e 11 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão.

Desejamos à Fapesp um feliz aniversário e um futuro iluminado, sempre contribuindo para o bem da sociedade.