Globalização é irreversível, afirma Dallari

Para o colunista, o mundo já se globalizou de maneira irreversível, como atesta o enorme desenvolvimento da tecnologia da comunicação

 22/02/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 17/04/2017 as 13:43

logo_radiousp790px

Aldeia global - Ilustração: Reprodução/Linkedin
Aldeia global – Ilustração: Reprodução/Linkedin

Em sua coluna anterior, o professor Pedro Dallari especula se a globalização chegou ou não ao fim. Ele volta ao tema esta semana, lembrando que o contexto atual aponta para um fortalecimento de projetos nacionalistas, com maior restrição de transações econômicas e um fluxo migratório de menor intensidade. Ou seja, houve uma reversão dos movimentos que caracterizaram o fenômeno a que se deu o nome de “aldeia global”, a saber : a intensificação do comércio internacional e dos processos migratórios, o que tornou fluidas as fronteiras nacionais. Para muitos analistas, essa reversão aponta para o fim da globalização. No entanto, Dallari classifica o atual contexto como meramente episódico.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.