Especialistas irão discutir políticas para o patrimônio cultural indígena

Debate faz parte da programação de um seminário que reúne pesquisadores e representantes da Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo

 24/10/2023 - Publicado há 9 meses
Homem indígena em frente à placa sinalizando a localização do Pico do Jaraguá, na região noroeste de São Paulo. Ele usa um cocar na cabeça e pintura tradicional no rosto.
Terra Indígena Jaraguá é um dos territórios dos Guarani Mbya na cidade de São Paulo – Foto: Romerito Pontes – Flickr

 

Experiências e políticas públicas relacionadas ao patrimônio cultural indígena serão tema do debate que acontecerá no Centro de Preservação Cultural da USP/Casa de Dona Yayá (CPC) no dia 7 de novembro de 2023. A atividade integra a programação do seminário Patrimônio Cultural Indígena em Debate – Conceitos e Experiências, que começa nesta quarta-feira (25). O evento é realizado pela Escola da Cidade e o Chão Coletivo, com apoio do CPC e do Museu das Culturas Indígenas.

O seminário reúne especialistas, pesquisadores e representantes da comunidade indígena buscando fomentar o debate em torno da formação e atualização profissional nas áreas de preservação e conservação do patrimônio cultural, promovendo o intercâmbio entre diversas áreas do conhecimento e os saberes tradicionais indígenas.

A mesa no CPC será composta por Tamikuã Txihi, do espaço artístico cultural Toca da Onça, localizada na Tekoa Itakupe, Terra Indígena Jaraguá; Wellington Cançado, arquiteto e professor da Universidade Federal de Minas Gerais e coeditor da Revista Piseagrama; e Yussef Campos, historiador e professor da Universidade Federal de Goiás. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição. A mediação será da professora Flávia Brito do Nascimento, diretora do CPC.

As outras duas mesas que completam a programação do seminário acontecem na Escola da Cidade (dia 25/10) e no Museu das Culturas Indígenas (dia 9/11). Ambas contarão com a participação de pesquisadoras da USP. O ciclo de conversas faz parte do projeto “Desafios para proteção do patrimônio cultural indígena – Mata Atlântica, patrimônio humano e não humano em São Paulo”, apoiado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. O projeto visa o fortalecimento do patrimônio cultural dos Guarani Mbya na Terra Indígena Jaraguá, localizada na região noroeste da capital paulista.

Além da TI Jaraguá, há outras três terras indígenas em diferentes situações jurídicas localizadas no interior do município de São Paulo, todas territórios dos Guarani Mbya. São elas a TI Tenondê Porã, a TI Krukutu e a TI Barragem, todas no extremo sul de São Paulo. Há, ainda, a TI Rio Brando (do Itanhaém), que se divide entre os municípios de São Paulo, Itanhaém e São Vicente, além de outros territórios guarani espalhados pelo estado.

Os Guarani Mbya mantêm uma obstinada resistência pela sobrevivência de seu povo, contra o abandono dos serviços de saúde e pela regularização fundiária, em litígio com famílias não indígenas.

Confira abaixo a programação completa do seminário. Todas as atividades são abertas ao público.

Seminário Patrimônio Cultural Indígena em Debate – Conceitos e Experiências

 

Mesa 1: “Patrimônio imaterial e o saber fazer tradicional”
Dia: 25/10/2023, quarta-feira, das 18h às 20h30
Fabíola Andréa Silva (MAE-USP)
Luiz Fernando de Almeida (Instituto Pedra)
Jurandir Karai Djekupe (Tekoa Yvy Porã – Terra Indígena Jaraguá)
Mediação: Anna Beatriz Galvão (EC)
Local: Escola da Cidade (R. General Jardim, 65, Vila Buarque – São Paulo)

Mesa 2: “Patrimônio cultural indígena: políticas e experiências”
Dia: 7/11/2023, terça-feira, das 18h às 20h30
Tamikuã Txihi (Toca da Onça/Tekoa Itakupe – Terra Indígena Jaraguá)
Wellington Cançado (Revista Piseagrama e FAU-UFMG)
Yussef Campos (PPGH-UFG)
Mediação: Flávia Brito do Nascimento (CPC-USP e FAU-USP)
Local: Centro de Preservação Cultural da USP/Casa de Dona Yayá (R. Major Diogo, 353, Bela Vista – São Paulo)

Mesa 3: “Patrimônio cultural e territórios tradicionais – perspectivas desde a Mata Atlântica”
Dia: 9/11/2023, quinta-feira, das 18h às 20h30
Sonia Ara Mirim (Tekoa Ytu – Terra Indígena Jaraguá)
Tania Knapp (INSUAH e FAU-USP)
Zélia Pupo e Maurício Pupo (Quilombo André Lopes – Vale do Ribeira)
Mediação: Laura Pappalardo (EC – Chão Coletivo e FAU-USP)
Local: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo)
Participação mediante inscrição no site do Museu das Culturas Indígenas: https://museudasculturasindigenas.org.br/

Com informações do serviço de Informação e Comunicação do CPC


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.