Palestra internacional na USP explora o papel do córtex cerebral na inteligência

O próximo “USP Lecture” ocorrerá no dia 22 de setembro, às 14h, no anfiteatro do Instituto de Biociências, com transmissão ao vivo pelo Youtube

14/09/2023 - Publicado há 10 meses
Professor Wolf Singer, do Max Planck Institute for Brain Research, estará no evento USP Lecture – Foto: Divulgação / Neurizons

.
No dia 22 de setembro, às 14 horas, será realizado mais um encontro da série USP Lecture, promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP. A palestra O córtex cerebral, uma rede de osciladores acoplados por atraso: Computações em espaço dinâmico de alta dimensão será ministrada pelo professor Wolf Singer, do Max Planck Institute for Brain Research (MPI), localizado na Alemanha. Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP, o evento é gratuito e aberto ao público, sem tradução. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da PRPI do Youtube.

O córtex cerebral é uma camada do cérebro humano que desempenha um papel fundamental em funções cognitivas superiores, como pensamento, percepção, memória e tomada de decisões. É uma parte essencial do cérebro e está associada à inteligência e consciência. No encontro, será discutido como o córtex cerebral realiza cálculos ou processamentos de informações em um espaço que é dinâmico e tem muitas dimensões. O objetivo é compreender como funcionam as operações de processamento de informações que ocorrem no cérebro durante tarefas cognitivas.

O programa USP Lecture nasceu em 2015 com a finalidade de ampliar o acesso a discussões científicas atuais a diferentes públicos, especializados ou não. O evento presta homenagem a pesquisadores e docentes condecorados com premiações nacionais e internacionais, que falam tanto de suas experiências acadêmico-científicas, quanto de suas trajetórias de vida.

A palestra será realizada em inglês, no Anfiteatro Sergio Vanin do Instituto de Biociências (IB) da USP, na Rua do Matão, Travessa 14, Nº 101, Cidade Universitária, no bairro Butantã, em São Paulo. Serão emitidos certificados para aqueles que participarem presencialmente.

A transmissão ao vivo será neste linkMais informações no Facebook e sugestões de temas pelo e-mail comunicacao.prpi@usp.br.

.