Rádio USP começa a apresentar o “Oratório de Natal”, de Bach

Programa “Manhã com Bach” exibe neste fim de semana a primeira parte dessa obra criada para celebrar o Natal de 1734

 24/11/2022 - Publicado há 1 ano
O compositor alemão Johann Sebastian Bach – Fotomontagem com imagens de Wikimedia Commons e pngegg por Adrielly Kilryann/Jornal da USP

 

O Oratório de Natal (BWV 248), do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) – uma das maiores obras musicais de todos os tempos -, será apresentado a partir deste fim de semana no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto). Criado para celebrar o Natal de 1734, em Leipzig, no leste do atual território da Alemanha, ele tem seis partes e mais de duas horas e meia de duração. A obra será exibida pela Rádio USP ao longo de seis fins de semana. Manhã com Bach vai ao ar sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da Rádio USP.

Página da partitura original do Weihnachtsoratorium, o Oratório de Natal (BWV 248), escrita por Bach e datada de 1734 – Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Com letra provavelmente do poeta alemão Christian Friedrich Henrici (1700-1764), mais conhecido como Picander, o Oratório de NatalWeihnachtsoratorium, no original em alemão – reproduz musicalmente os relatos sobre o nascimento de Jesus Cristo registrados nos Evangelhos de Mateus e de Lucas. Nele, Bach incluiu movimentos extraídos de obras anteriores – como as cantatas seculares Laßt uns sorgen, laßt uns wachen (BWV 213) e Tönet ihr Pauken! Erschallet Trompeten! (BWV 214), compostas um ano antes, em 1733 – e de hinos tradicionais do protestantismo alemão.

Com nove movimentos, a primeira parte do Oratório de Natal, que será exibida neste sábado e domingo, dias 26 e 27, narra a chegada de José e Maria à cidade de Belém, na Judeia, onde ela deu à luz um filho, que recebeu o nome de Jesus. Essa história bíblica é contada através de quatro coros, três recitativos e duas árias. O exuberante coro de abertura é festivo e jubiloso. O quinto movimento – o coro Wie soll ich dich empfangen? (“Como eu devo te receber?”) – tem melodia de um hino do compositor alemão Paul Gerhardt, do século 17, que Bach empregou também na Paixão Segundo São Mateus. Já o coral de encerramento é extraído de um hino de Natal do reformador Martim Lutero, que diz:

Ah, meu Jesuszinho amado do coração

Eu vou te fazer uma caminha limpa e macia

Para descansar no altar do meu coração

Para que eu nunca te esqueça

Ouça no link abaixo o coro de abertura do Oratório de Natal (BWV 248), de Johann Sebastian Bach. A interpretação é do Coro Monteverdi e dos English Barroque Soloists, sob regência do maestro inglês Sir John Eliot Gardiner.

Logo da Rádio USP

Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.