Rádio USP começa a apresentar o “Oratório de Natal”, de Bach

Programa “Manhã com Bach” exibe neste fim de semana a primeira parte dessa obra criada para celebrar o Natal de 1734

 Publicado: 24/11/2022
O compositor alemão Johann Sebastian Bach – Fotomontagem com imagens de Wikimedia Commons e pngegg por Adrielly Kilryann/Jornal da USP

 

O Oratório de Natal (BWV 248), do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) – uma das maiores obras musicais de todos os tempos -, será apresentado a partir deste fim de semana no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto). Criado para celebrar o Natal de 1734, em Leipzig, no leste do atual território da Alemanha, ele tem seis partes e mais de duas horas e meia de duração. A obra será exibida pela Rádio USP ao longo de seis fins de semana. Manhã com Bach vai ao ar sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da Rádio USP.

Página da partitura original do Weihnachtsoratorium, o Oratório de Natal (BWV 248), escrita por Bach e datada de 1734 – Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Com letra provavelmente do poeta alemão Christian Friedrich Henrici (1700-1764), mais conhecido como Picander, o Oratório de NatalWeihnachtsoratorium, no original em alemão – reproduz musicalmente os relatos sobre o nascimento de Jesus Cristo registrados nos Evangelhos de Mateus e de Lucas. Nele, Bach incluiu movimentos extraídos de obras anteriores – como as cantatas seculares Laßt uns sorgen, laßt uns wachen (BWV 213) e Tönet ihr Pauken! Erschallet Trompeten! (BWV 214), compostas um ano antes, em 1733 – e de hinos tradicionais do protestantismo alemão.

Com nove movimentos, a primeira parte do Oratório de Natal, que será exibida neste sábado e domingo, dias 26 e 27, narra a chegada de José e Maria à cidade de Belém, na Judeia, onde ela deu à luz um filho, que recebeu o nome de Jesus. Essa história bíblica é contada através de quatro coros, três recitativos e duas árias. O exuberante coro de abertura é festivo e jubiloso. O quinto movimento – o coro Wie soll ich dich empfangen? (“Como eu devo te receber?”) – tem melodia de um hino do compositor alemão Paul Gerhardt, do século 17, que Bach empregou também na Paixão Segundo São Mateus. Já o coral de encerramento é extraído de um hino de Natal do reformador Martim Lutero, que diz:

Ah, meu Jesuszinho amado do coração

Eu vou te fazer uma caminha limpa e macia

Para descansar no altar do meu coração

Para que eu nunca te esqueça

Ouça no link abaixo o coro de abertura do Oratório de Natal (BWV 248), de Johann Sebastian Bach. A interpretação é do Coro Monteverdi e dos English Barroque Soloists, sob regência do maestro inglês Sir John Eliot Gardiner.

Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.