Seminário presencial discute saúde de migrantes e refugiados na América Latina

Encontro abordará impactos da pandemia e a elaboração de políticas sociais para migrações e refúgio; evento em espanhol traz coordenador do Centro Regional Latino-Americano da Lancet Migration

12/09/2022 - Publicado há 2 anos
Migrantes tentam avançar na Europa apesar das dificuldades – Foto: Agência Brasil sob a Licença Creative Commons

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, promove, no dia 13 de setembro, das 10 às 13 horas, um evento presencial para discutir a saúde de migrantes e refugiados na América Latina, com destaque para os impactos da covid-19. A conferência será em espanhol, na Sala Edmundo Juarez, localizada no térreo do prédio histórico da FSP. O número de vagas para participar do evento é limitado, e as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail saudeglobal@fsp.usp.br.

Um dos participantes do evento será o professor Michael Knipper, da Universidade de Giessen, na Alemanha. Knipper é médico, historiador da medicina e antropólogo, formado pela Universidade de Bonn, na Alemanha, e pela Universidade de Oviedo, na Espanha. Suas pesquisas têm foco na medicina social e o professor já foi consultor de entidades internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Atualmente Knipper desenvolve trabalhos e dirige grupos de estudo que tratam das temáticas relacionadas à migração, saúde e direitos humanos na América Latina, onde coordena o Centro Regional Latino-Americano da Lancet Migration, uma agência global que busca colaborar para avanços em saúde e migração. Ananda King e Jameson Martins, doutorandos do Programa de Pós-Graduação da FSP, conduzirão a conversa. Além deles, participam do evento professores da FSP e do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP.

Na última parte da conferência, será apresentado o projeto Mobilização social como alavanca de elaboração de políticas sociais? Um diálogo transatlântico sobre ação comunitária e governança descentralizada durante a covid-19, e o Grupo de Trabalho sobre Migrações, Refúgio e Saúde da Fiocruz e da FSP, coordenado pelos doutorandos Ananda e Jameson.

Clique sobre a imagem para ver a programação do evento – Imagem: Reprodução/FSP

O evento conta com o apoio do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz, do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário da FSP, do IRI, além da Capes e da Fapesp.

Saiba mais: https://www.fsp.usp.br/site/noticias/mostra/37379