USPSusten oferecerá bolsas para pós-doutorandos com pesquisas na área ambiental

São oferecidas 28 bolsas no valor de R$ 8.479,20 mensais, com duração de 12 meses. As inscrições podem ser feitas pela internet, de 13 a 26 de junho

10/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 17/06/2022 as 18:27
Meio ambiente – Foto: freepick

Na semana de comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) lança o Programa USPSusten, com a proposta de gerar conhecimento para a construção de sociedades sustentáveis, a conservação do meio ambiente e a formação de recursos humanos comprometidos com tais objetivos.

“O desenvolvimento sustentável, com responsabilidade ambiental, requer forte engajamento em pesquisa e inovação, merecendo tratamento prioritário na USP. Pensando nisso, a Universidade concederá até 28 bolsas de pós-doutorado de forma a produzir dados e análises científicas que contribuam com as políticas públicas e o avanço das temáticas selecionadas”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Superintendente de Gestão Ambiental, Patrícia Iglecias – Foto: Divulgação

Além de aplicar a Política Ambiental da Universidade, o programa deve estimular parcerias com setores do governo e da sociedade para cooperação técnica e financeira.

Para a superintendente de Gestão Ambiental, Patrícia Iglecias, “o USPSusten cria uma oportunidade ímpar para gerar conhecimento para a construção de sociedades sustentáveis, a conservação do meio ambiente e a formação de recursos humanos comprometidos com tais objetivos, conectando a Universidade às políticas públicas hoje em curso no Estado de São Paulo, na área ambiental”.

Bolsas para pós-doutorandos

A primeira iniciativa no âmbito do USPSusten é a seleção de 28 bolsistas vinculados ao programa de Pós-Doutorado da Universidade para atuar em temas como águas subterrâneas, construções sustentáveis, educação ambiental, energia renovável, emissões de gases do efeito estufa, mudanças climáticas, oceanos, recursos hídricos, saneamento, segurança alimentar, entre outros.

A coordenadora do programa, Tamara Gomes, ressalta que “o USPSusten criará oportunidades de parcerias entre a Universidade e diferentes setores da sociedade, na construção de ambientes resilientes. A conservação dos recursos naturais, tecnologias para operações e processos mais eficientes, a redução da emissão de gases poluentes e a economia circular serão pontos de destaque abordados pelos projetos propostos”.

As bolsas, no valor de R$ 8.479,20 mensais, têm duração de 12 meses, com possibilidade de renovação por igual período. Além da bolsa, o programa destina um valor mensal adicional de 10% do valor da bolsa para a constituição de uma reserva técnica. Esses recursos poderão ser utilizados para custear a participação em eventos, a publicação de artigos ou livros, diárias e passagens aéreas, compra de material de consumo para pesquisa e outros gastos.

Os interessados podem realizar a inscrição entre os dias 13 e 26 de junho, preenchendo o formulário on-line. Para mais informações, consulte o edital disponível na página da Superintendência de Gestão Ambiental.