Políticas de proteção ao meio ambiente não podem deixar de ser cobradas nas próximas eleições

Para José Álvaro Moisés, o País está diante de um grande desafio na área do meio ambiente, um tema que precisa ser cobrado dos candidatos à Presidência da República neste ano

 20/04/2022 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Nesta coluna, José Álvaro Moisés manifesta sua preocupação em relação ao não cumprimento de várias ações para a melhoria do meio ambiente, propostas durante a reunião de Glasgow sobre o clima (COP26) no ano passado. Analistas consideram que o resultado daquele encontro, promovido pela ONU, não correspondeu às expectativas. O colunista se refere, sobretudo, à posição do governo brasileiro, cujas manobras, desde a posse do atual presidente da República, fizeram com que o Brasil perdesse o papel de destaque que mantinha na defesa do meio ambiente, “com o desmonte de políticas e de instituições”, o que acabou resultando numa importante perda de posição de liderança, que até então o Brasil desfrutava nessa área”. Disposto a mudar sua posição, o governo anunciou o compromisso de diminuir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030, “algo praticamente igual ao que o País assumiu em 2015”.

Álvaro Moisés lembra que o Brasil tem sido uma das fronteiras do desmatamento mundial desde o século 17, situação que só se acentuou nos séculos 20 e 21, ditada pelos rumos do desenvolvimento econômico nos últimos 200 anos. “A expansão da pecuária por todo o País e das lavouras de café e cana-de-açúcar, e mais recentemente da soja, derrubou quase 900 mil km² de florestas.” A Amazônia é o alvo mais recente do desmatamento – desde a década de 1980 até agora foram desmatados quase 850 mil km², com os consequentes efeitos nocivos para o meio ambiente: mais de 150 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera. “A responsabilidade histórica do País o coloca como o quarto maior poluidor, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Rússia.”

O colunista conclui afirmando que esse cenário mostra que o País está diante de um grande desafio na área do meio ambiente. “É um tema que precisa ser cobrado dos candidatos à Presidência da República neste ano.”


Qualidade da Democracia
A coluna A Qualidade da Democracia, com o professor José Álvaro Moisés, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.