USP e Senado do México firmam parceria inédita de cooperação acadêmica

A assinatura da carta de intenções aconteceu durante uma visita do reitor Vahan Agopyan a universidades e instituições de pesquisa do México

22/11/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 18/02/2022 as 16:35

Senado mexicano - Foto: Divulgação

Na primeira viagem internacional após o início da pandemia, o reitor Vahan Agopyan visitou universidades e instituições de pesquisa do México. O resultado desse esforço foi a assinatura de um acordo inédito entre a USP e o Senado do México, incentivando a cooperação acadêmica, especialmente em relação aos desafios enfrentados pelas cidades: segurança, meio ambiente e verde urbano, gênero, mobilidade e educação.

A oportunidade de se reunir com as Comissões de América Latina e Caribe e de Ciência e Tecnologia do Senado mexicano surgiu por intermédio da senadora Beatriz Paredes, que foi embaixadora do México no Brasil e titular da Cátedra José Bonifácio da USP, em 2017. “É muito interessante constatar como representantes de diferentes posicionamentos políticos se preocupam com o desenvolvimento científico do seu país e se unem para apoiar as universidades e incentivar trabalhos conjuntos da Unam com a USP”, ressaltou o reitor Vahan Agopyan.

Na sessão plenária em que foi realizada a assinatura da carta de intenções, Agopyan e o assessor da Reitoria, Gerson Damiani, também foram homenageados pelo parlamento mexicano pela dedicação em prol da comunidade acadêmica, intelectual e social.

Embaixada – Foto: Divulgação

“Esse importante ato tem por objetivo fortalecer a cooperação entre o México e o Brasil, representado pela Universidade de São Paulo, por meio do convênio a ser estabelecido juntamente com as comissões de América Latina e Caribe e da Educação do Senado Mexicano, por iniciativa da senadora Beatriz Paredes”, afirmou o senador Ricardo Monreal, presidente da Junta de Coordenação Política do Senado Mexicano.

A viagem ao México também foi uma oportunidade para estreitar relações entre a USP e a Embaixada do Brasil naquele país. O reitor se encontrou com o embaixador Fernando Estellita de Coimbra para discutir ações que poderão ser desenvolvidas para a comemoração do bicentenário da independência e do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Parcerias

Em sua passagem pelo México, o reitor visitou universidades e institutos de pesquisa para trocar experiências e estudar novas oportunidades de parcerias acadêmicas e culturais.