Comissão Eleitoral divulga resultado da consulta à comunidade

A consulta à comunidade universitária tem caráter indicativo à Assembleia Universitária; a eleição será realizada no dia 25 de novembro

 Publicado: 22/11/2021  Atualizado: 25/11/2021 as 9:33
Por

A Comissão Eleitoral divulgou o resultado da consulta à comunidade universitária sobre a escolha dos novos reitor e vice-reitora da USP, realizada hoje, dia 22 de novembro. 

Cada eleitor – docente, servidor técnico e administrativo e aluno – poderia votar em uma das duas chapas inscritas no processo eleitoral:

  • Chapa “USP Viva” – Carlos Gilberto Carlotti Junior (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), candidato a reitor – e Maria Arminda do Nascimento Arruda (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), candidata a vice-reitora
  • Chapa “Somos todos USP” – Antonio Carlos Hernandes (Instituto de Física de São Carlos), candidato a reitor – e Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado (Faculdade de Odontologia de Bauru), candidata a vice-reitora

Veja, na tabela abaixo, o total de votos por categoria concedidos a cada uma das chapas:

Votos por categoria
ChapaDocentesServidores técnicos
e administrativo
Alunos de Graduação
e de Pós-graduação
USP Viva209516533198
Somos
todos USP
136920092290

A consulta à comunidade universitária tem caráter indicativo à Assembleia Universitária, a quem cabe a eleição da lista de chapas. A Assembleia é constituída pelo Conselho Universitário, pelos Conselhos Centrais, pelas Congregações das unidades e pelos Conselhos Deliberativos dos museus e dos institutos especializados. A eleição será realizada no próximo dia 25 de novembro. 

A escolha do reitor e da vice-reitora será feita pelo governador do Estado de São Paulo a partir da lista com as chapas mais votadas.

Os novos dirigentes tomarão posse no próximo dia 25 de janeiro de 2022 e terão mandato de quatro anos. Esta será a 28ª gestão reitoral na história da Universidade, fundada em 1934. O primeiro reitor da USP foi o professor da Faculdade de Direito (FD), Reynaldo Porchat. O primeiro vice-reitor foi Luiz Ignácio Romeiro de Anhaia Mello, docente da Faculdade de Arquitetura (FAU) e Urbanismo e da Escola Politécnica (Poli), que tomou posse em 1950.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.