Arte, cultura e ciência voltam ao circuito de visitas presenciais em museus da USP

Universidade mantém centros de divulgação científica e cultural abertos ao público na capital e interior; conheça acervos e exposições que retomaram a visitação

11/11/2021 - Publicado há 2 anos

Após um longo período de distanciamento social, centros e museus da USP reabrem as portas para visitas presenciais. Alguns locais retomaram a visitação pública com exposições e atividades artísticas, históricas, culturais e científicas, espalhadas em unidades da Universidade em todo o Estado de São Paulo.

Na capital e no interior, espaços dedicados à arte, à ciência e à cultura realizam ações importantes não só para a comunidade universitária, mas para toda a sociedade. A maior parte das exposições e acervos tem acesso gratuito.

A reabertura dos museus e centros da USP segue os protocolos gerais de segurança, como o uso obrigatório de máscaras individuais de proteção e apresentação da carteira de vacinação (impressa ou digital) ou passaporte de vacinação do Conecte SUS, com ao menos uma dose. Confira alguns deles a seguir:

CAPITAL

Centro Universitário Maria Antonia – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Centro Universitário Maria Antonia

O Centro Maria Antonia da USP retornou à programação presencial no último dia 6 de novembro. Entre as atividades, destaque para a exposição MemoriAntonia: por uma memória ativa a serviço dos direitos humanos. A mostra é composta de obras de artistas que se debruçam sobre os 21 anos de ditadura no Brasil (1964-1985) e por fotografias de Hiroto Yoshioka e Orlando Brito, com curadoria do professor Márcio Seligmann-Silva e do pesquisador Diego Matos.

Entrada gratuita | Segunda a sexta-feira: 9h às 20h; sábados: 10h às 18h
Rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque, São Paulo
Programação completa em www.mariantonia.prceu.usp.br

Acervo do Museu de Arte Contemporânea – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Localizado no Parque do Ibirapuera, o MAC retomou a abertura ao público no dia 9 deste mês, com visitação gratuita. São pelo menos nove exposições em andamento, entre elas a coletiva Visões da Arte no Acervo do MAC USP 1900 – 2000. A exposição ocupa os sétimo e sexto andares do edifício apresentando o século XX por meio do acervo reunido pelo MAC USP, reunindo cerca de 140 obras de artistas como Tarsila do Amaral, Amedeo Modigliani, Flávio de Carvalho, Pablo Picasso, Wassily Kandinsky, Joan Miró, Anita Malfatti e muitos outros.

Entrada gratuita | Terça-feira a domingo: 10h às 21h
Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera, São Paulo
Programação completa em www.mac.usp.br

Museu de Zoologia da USP – Foto: Reprodução/MZ

Museu de Zoologia (MZ)

A partir do dia 14 de novembro, visitantes desacompanhados ou grupos com até dez pessoas poderão visitar o Museu de Zoologia (MZ) sem necessidade de agendamento. Guardião de uma das maiores coleções da fauna brasileira, o MZ tem como principal atividade compreender padrões e processos da biodiversidade. O museu reabre ao público com a exposição Biodiversidade: Conhecer para Preservar, apresentando grande variedade de animais que integram seu acervo. Para grupos acima de dez pessoas, é necessário agendar a visita no site do museu.

Entrada gratuita | Sábados e domingos: 10h às 16h30
Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga, São Paulo
Programação completa em mz.usp.br

INTERIOR

O Museu Luiz de Queiroz da USP, em Piracicaba – Foto: Esalq

Museu Luiz de Queiroz

Preservando as memórias das ciências agrárias no Brasil, o museu fica em um casarão doado pelo agrônomo Luiz de Queiroz para a instalação de uma escola agrícola. O local é parte do campus da USP em Piracicaba, interior de São Paulo. O museu é também um centro de ciências, educação e arte, exibindo alguns objetos que contam a história do café em seu acervo. Uma das exposições permanentes trabalha a evolução do maquinário agrícola, desde a tração humana e animal, passando pelas máquinas a vapor até a presença de tratores controlados por satélites na agricultura.

Entrada gratuita | Segunda a sexta-feira: 8h às 11h30 e 13h às 17h
Av. Pádua Dias, n. 11 – Piracicaba

Programação completa em www.esalq.usp.br/svcex/museu

Foto: Divulgação/CDCC

.
Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC)

Há 40 anos, o CDCC promove exposições e experimentos científicos na região de São Carlos, interior do Estado. O centro conta com um observatório astronômico e retomou as visitas espontâneas e guiadas no final de outubro. As sessões presenciais do Cineclube CDCC também já estão ocorrendo, além dos empréstimos da biblioteca e da Experimentoteca. Para visitas escolares, é necessário agendar.

Entrada gratuita | Segunda-feira: 14h às 18h; terça a sexta-feira: 8h às 18h; sábados: 9h às 12h
Rua Nove de Julho, 1227 – Centro, São Carlos
Programação completa em cdcc.usp.br

Exposição no Centro Cultural de Bauru – Foto: Paula Marques

Centro Cultural da USP em Bauru

Em comemoração aos seus 30 anos, o Centro Cultural Maria de Souza Campos Artigas realiza a exposição do Acervo Permanente da USP Bauru, de 9 de novembro a 17 de dezembro. São expostas 48 obras em óleo sobre tela, desenhos e técnicas mistas, de autoria de 47 artistas plásticos. O acervo de artes plásticas da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) foi implementado pelo artista plástico Farid Lawi, por meio do Projeto Arco-Íris da Assessoria Cultural, que permitiu a doação de obras de artistas expositores.

Entrada gratuita | Segunda a sexta-feira: 8h às 17h
Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75 – Vila Universitária, Bauru
Mais informações em https://www.facebook.com/CentroCulturalUspBauru

.
Conheça outro espaços da USP na série Visite a USP, disponível no Canal USP neste link.