A produção do saber através da técnica

Marcondes Filho: “Somos todos artesãos, cujos procedimentos supõem a utilização de instrumentos a serviço de uma finalidade: a fabricação de objetos técnicos”

 14/10/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 29/03/2017 as 17:43

cab_ciro_marcondes

Prometeu rouba o fogo, aproveitando um momento de distração de Zeus - Obra: Christian Griepenkerl
Prometeu rouba o fogo, aproveitando um momento de distração de Zeus – Obra: Christian Griepenkerl

Enquanto o animal se vê obrigado a adaptar-se  à natureza para poder sobreviver, o homem é condenado a adaptar a natureza, transformando-a por meio da técnica (ferramentas, máquinas, robôs). A técnica cumpre um papel determinante em nossas vidas, é um mundo que se impõe sobre cada um de nós. A questão da técnica foi muito debatida nos anos 1940, quando a tecnologia começou a mudar a vida em sociedade. Nesse processo, o homem saiu do centro e foi empurrado para a margem.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.